O navio francês Isère, partindo do porto de Rouen chega dois meses mais tarde, em 17 de junho de 1885, a Nova York, tendo a bordo a estátua que era originalmente conhecida como 'A Liberdade Iluminando o Mundo'.
A estátua foi proposta pelo historiador francês Edouard de Laboulaye para comemorar a aliança franco-americana durante a Revolução Americana. Desenhada pelo escultor francês Frederic Auguste Bartholdi, tem a forma de uma mulher com o braço direito erguido empunhando uma tocha. A armadura de ferro foi concebida por Gustave Eiffel, construtor da Torre Eiffel.
A obra foi estocada em 210 caixas. O pedestal, a cargo dos norte-americanos, não estando ainda acabado, fez com que a estátua só fosse inaugurada em outubro de 1886.
Contexto da Estátua da Liberdade
Em fevereiro de 1877, o Congresso em Washington aprovou a utilização de um local na ilha de Nova York, Bedloe, que havia sido sugerida por Bartholdi. Hoje o local é conhecido como Ilha da Liberdade.
Em maio de 1884, a estátua foi terminada nos ateliês franceses e três meses depois os norte-americanos lançaram a pedra fundamental do pedestal em Nova York. As diversas partes de bronze da estátua foram sendo montadas e o ultimo rebite foi ajustado em 28 de outubro de 1886, pouco antes da cerimônia de inauguração presidida pelo presidente dos Estados Unidos, Grover Cleveland.
WikiCommons
Estátua foi trazida em 210 caixas do porto de Rouen na França até Nova York
No pedestal há uma inscrição 'The New Colossus' um famoso soneto da poeta norte-americano Emma Lazarus que dá as boas vindas aos imigrantes que chegavam de todas as partes do mundo que assim dizia: “Give me your tired, your poor, Your huddled masses yearning to breathe free, / The wretched refuse of your teeming shore. / Send these, the homeless, tempest-tossed to me. / I lift my lamp beside the golden door”.
Em português: “Deem-me os cansados, /os pobres, suas massas apinhadas, /que anseiam por respirar em liberdade. /A recusa desventurada de seu porto abundante /envia a mim esses desabrigados assolados pela tempestade. /Ergo meu tocheiro ao lado do portão dourado.
Seis anos depois, a ilha Ellis, adjacente à ilha Bedloe, abriu-se como a estação central para ingresso de imigrantes aos Estados Unidos. Nos 32 anos que se seguiram mais de 12 milhões de imigrantes foram recebidos no porto de Nova York sob as vistas da “senhora liberdade”. Em 1924, a Estátua da Liberdade foi consagrada como monumento nacional.