A ponte Golden Gate, ligando San Francisco ao Condado de Marin, na Califórnia, é oficialmente inaugurada em meio ao júbilo e celebrações da população, em 27 de maio de 1937.
Denominada segundo o apertado estreito que marca a entrada para a baía de San Francisco a partir do Oceano Pacífico, a ponte Golden Gate foi construída entre janeiro de 1933 a maio de 1937.
À época era a mais longa ponte pênsil em todo o mundo com aproximadamente 1500 metros.
Desde o princípio, a localização da ponte apresentava difíceis desafios a sua construção devido a proximidade com a temida e impressionante Falha de San Andreas – fratura ao longo da qual houve deslocamento de camadas tectônicas – que passa do norte ao sul através da área da Baía de San Francisco.
Além disso, as águas turbulentas do estreito acrescentavam graves perigos para os trabalhos de construção submarina necessários para o erguimento da ponte.
O engenheiro Joseph Strauss teve de levar a cabo intensa e incansável campanha que se arrastou por longos 14 anos a fim de convencer as céticas autoridades municipais e outros oponentes a levar adiante o controverso projeto.
WikiCommons
200 mil pessoas visitaram a ponte no dia de sua inauguração
Como foi a inauguração da ponte Golden Gate
No dia da inauguração da ponte, triunfalmente exclamou: “A ponte que não deveria nem poderia ser construída, que o Departamento de Guerra não permitiria, que a fundação rochosa do pier-base não suportaria, que não haveria tráfego suficiente para justificá-la, que arruinaria a beleza natural do Golden Gate, que não ficaria concluída dentro do orçamento por mim previsto de 27.165 milhões de dólares, está aí de pé diante de todos vocês com seu majestático esplendor, em completa refutação de todos os ataques feitos contra essa ponte.”
Às seis horas da manhã de 27 de maio, cerca de 20 mil pessoas se alinhavam em ambos os lados, em San Francisco e em Marin. No total, perto de 200 mil pessoas visitaram a nova ponte naquele dia. No horário determinado, uma prolongada sirene soou e os altos portões da ponte se abriram permitindo que os primeiros a chegar corressem para terem o privilégio de cruzá-la. Muitas escolas, escritórios e lojas mantiveram-se fechados naquele dia e a data foi designada como “O Dia do Pedestre”.
No dia seguinte, a ponte abriu para a travessia de veículos. Na outra costa do país, na Casa Branca, em Washington, o presidente Franklin Delano Roosevelt proclamava que a “ponte se abria para o mundo”. No final do dia mais de 32 mil veículos pagaram o pedágio e atravessaram a ponte.
De acordo com o site oficial da Golden Gate, cerca de 2 bilhões de veículos haviam cruzado a ponte, em ambas as direções, nos 70 anos que se seguiram a sua inauguração.
Também nessa data:
1840 – Morre Niccoló Paganini, violinista e compositor italiano
1905 – Japão derrota Rússia na Batalha de Tsushima
1940 – Britânicos efetuam a Retirada de Dunquerque
1942 – Paraquedistas da resistência tcheca atacam chefe de segurança nazista