Pedro, um dos apóstolos de Jesus Cristo, é crucificado em Roma em 13 de outubro de 64 d. C. devido às perseguições de Nero, imperador de Roma, aos cristãos.
Os dirigentes da Igreja de Jerusalém reúnem-se em 49 d. C. com os cristãos Pedro, Paulo e Barnabé a fim de discutir a questão do paganismo. Eles se perguntam se os pagãos que adotaram a religião cristã deveriam ou não observar as práticas impostas pela lei judaica.
Ao término desse encontro, os participantes concordaram sobre o fato de que a simples conversão ao cristianismo seria suficiente. Esta decisão levaria pagãos ao seio da Igreja cristã. Nesse momento, esboçou-se a ruptura entre as religiões cristã e judaica.
São Pedro, cujo nome de nascimento era Simão, nasceu em Betsaida, na Galiléia. Filho de Jonas, era pescador e casado. André, seu irmão, encontrou Jesus e comentou com Pedro a seu respeito. Simão quis conhecer Jesus, e este o elegeu como um de seus escolhidos, trocando seu nome para Pedro, que significa pedra, rocha.
Pedro tinha um temperamento impulsivo, mas uma imensa generosidade e grande afeição a Cristo. Jesus coloca-o em evidência, marcando-o como o futuro chefe da Igreja. Em Cesaréia de Filipe, Jesus diz a Pedro: “Tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei minha Igreja e as portas do inferno não prevalecerão contra ela. Dar-te-ei as chaves do Reino dos Céus, e tudo que ligares sobre a terra será ligado também no céu, e tudo que desligares na terra será também desligado no céu”.
WikiCommons
Pedro foi um dos apóstolos de Jesus, tendo sido um de seus "escolhidos"
Ressurreição
Depois da ressurreição, Jesus aparece pela terceira vez aos seus discípulos, junto ao mar de Tiberíades. Após terem comido, Jesus dirige-se a Pedro: “Simão, filho de João, amas-me mais do que estes outros?” Ele respondeu: ´Sim, Senhor, tu sabes que te amo”.
Ele lhe responde: “Apascenta os meus cordeiros”. E por três vezes Jesus faz a mesma pergunta e lhe ordena para que pastoreie seus cordeiros. Era a investidura oficial a Pedro para ser o vigário de Cristo, o pastor supremo do rebanho do Mestre.
Os primeiros 10 capítulos dos Atos dos Apóstolos descrevem a atuação marcante do apóstolo Pedro, o grande líder da comunidade cristã após a morte de Jesus. No início, integra Matias ao colégio dos Apóstolos para substituir Judas, depois faz o primeiro discurso no dia de Pentecostes, convertendo três mil pessoas e finalmente realiza o primeiro milagre, curando o homem coxo. Também é ele o primeiro a ser preso como responsável pela nova religião e quem convoca o primeiro concílio dos apóstolos, tomando a palavra no conclave.
Segundo a tradição, mais tarde Pedro foi para Antioquia, onde permaneceu sete anos na direção da Igreja, e de lá seguiu para Roma, onde permaneceu até a morte, quando foi crucificado de cabeça para baixo por não se achar digno de morrer como o seu Mestre. Foi sepultado onde hoje está a maior igreja do mundo: a Basílica do Vaticano.
(*) A série Hoje na História foi concebida e escrita pelo advogado e jornalista Max Altman, falecido em 2016.