Horas antes dos ataques com mísseis do Irã contra Israel, nesta terça-feira (01/10), a Casa Branca afirmou que o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, convocou uma reunião com a vice-presidente Kamala Harris e seus conselheiros de segurança nacional para discutir o que, até então, era o iminente ataque iraniano a Israel.
A declaração de Washington foi emitida no início desta tarde, após o início do ataque ao território israelense, segundo a Folha de São Paulo.
“Eles revisaram a situação das preparações dos EUA para ajudar Israel a se defender contra esses ataques e proteger o pessoal dos EUA na região”, informou a Casa Branca via comunicado.
Biden ordenou que o seu Exército “ajude Israel a se defender” contra o ataque lançado pelo Irã e “derrube os mísseis” disparados contra esse país aliado, conforme divulgado pela Casa Branca.
O presidente e a vice-presidente estão acompanhando a situação na sala de crise da Casa Branca.
Ao ligar para Netanyahu, Keir Starmer expressa ‘comprometimento’ com segurança de Israel
Em conversa com o primeiro-ministro israelense Benjamin Netanyahu, o homólogo britânico Keir Starmer condenou, também nesta terça-feira, o ataque de mísseis balísticos do Irã a Israel “nos termos mais rigorosos”, segundo um comunicado do seu escritório.
Durante a ligação, Starmer ainda “expressou o compromisso firme do Reino Unido com a segurança de Israel e a proteção de civis”, segundo o resumo da conversa divulgado. As informações são do Times of Israel.