A cidade de Haifa, no norte de Israel, foi atingida por dezenas de foguetes lançados pelo Hezbollah, na noite desta segunda-feira (07/10).
Este foi o primeiro ataque direto do grupo xiita contra o país vizinho desde que a guerra no Oriente Médio escalou para uma confrontação em território libanês, a partir de bombardeios e operações de inteligência promovidos pelas Forças Armadas de Israel (IDF, por sua sigla em inglês).
Segundo um comunicado emitido pelo Hezbollah, o ataque teria destruído uma base militar ao sul de Haifa, após uma dezena de mísseis Fadi 1 furarem o sistema de defesa aérea israelense, considerado um dos mais modernos e eficientes do mundo.
O jornal israelense Times of Israel afirma que dois foguetes do Hezbollah atingiram uma zona povoada dentro da cidade de Haifa, e outros cinco acertaram localidades na cidade de Tiberias.
Até o momento, as autoridades locais reportam dez pessoas feridas pelo ataque do Hezbollah. Nenhuma vítima fatal foi registrada, por enquanto.
Leia também
Guerra em Gaza completa um ano com embates entre Israel, Hamas e Hezbollah
Em um ano de guerra, Israel massacrou Gaza e se afastou de cessar-fogo, afirma especialista
Há um ano, ação inédita da resistência Palestina contra Israel mudava rumos do conflito
Por que imagens de satélite abertas ao público borram Gaza?
Ainda assim, o Ministério da Defesa de Israel assegurou que o sistema aéreo “interceptou a grande maioria dos foguetes disparados contra a região”.
“Os mísseis que caíram em terra foram identificados (…) o incidente está sob revisão”, completou o comunicado israelense.
Também de acordo com o Times of Israel, a polícia de Haifa evacuou uma região em que vários prédios e propriedades ficaram danificados.
Com informações do Times of Israel.