Sexta-feira, 13 de junho de 2025
APOIE
Menu

O exército de Israel intensificou suas ofensivas neste domingo (13/10) no sul do Líbano, bombardeando áreas “fora dos redutos do Hezbollah”. Segundo a emissora catari Al Jazeera, uma série de ataques aéreos israelenses destruiu uma mesquita e um mercado, no sul do território libanês, no que descreveu como “cenas apocalípticas”.

Durante a manhã, as Forças de Defesa de Israel (IDF, na sigla em inglês) deixaram a antiga mesquita na vila de Kfar Tibnit “completamente destruída”, conforme informou a agência oficial de notícias libanesa. Não houve relatos imediatos de mortes.

Enquanto na cidade de Nabatieh, a Cruz Vermelha libanesa presente no local relatou que um ataque direcionado a um mercado causou grande incêndio e matou “várias pessoas”. O número de mortos e feridos, em sua totalidade, ainda não foi divulgado em decorrência da destruição causada pelo fogo, e algumas vítimas se encontram nos escombros.

Receba em primeira mão as notícias e análises de Opera Mundi no seu WhatsApp!
Inscreva-se

À Al Jazeera, a Cruz Vermelha libanesa, que também teve muitos de seus socorristas feridos, relatou que as buscas por desaparecidos seguem em curso, e que está tentando verificar se houve sobreviventes.

“O incêndio foi tão forte que os serviços de emergência não conseguiram entrar e ver se havia corpos nos escombros”, relatou o veículo.

X/Palestine Highlights
Destruição maciça no mercado de Nabatieh, no sul do Líbano, após intensos ataques aéreos israelenses

Os últimos ataques ocorreram após as IDF terem ordenado, no dia anterior, aos moradores de 23 vilarejos no sul do Líbano que “não voltassem para sua casa”, caso contrário, seriam mortos em suas operações. Muitas pessoas fugiram para o norte do país para escapar das ofensivas aéreas israelenses.

Ainda no Líbano, pelo menos 15 pessoas foram mortas e 37 ficaram feridas em ataques nas regiões centro e norte, enquanto as forças israelenses atingiram pelo menos três áreas fora dos redutos tradicionais do Hezbollah.

Por outro lado, o grupo libanês diz ter reprimido, neste domingo, duas tentativas de infiltração de tropas israelenses no Líbano, perto da cidade de Ramia. O movimento também afirmou ter atacado as IDF em Marun al Ras, alguns quilômetros a leste, e bombardeado uma base militar inimiga ao sul da cidade de Haifa, no norte de Israel.

(*) Com RFI