Netanyahu pretende 'zerar' dependência militar israelense dos EUA
Premiê de Israel defende redução gradual de financiamento norte-americano em uma década e estabelecimento de vínculos com países do Golfo
O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, afirmou que pretende reduzir progressivamente a dependência militar israelense em relação aos Estados Unidos ao longo da próxima década. A declaração foi dada à CBS News, neste domingo (10/05).
Sua meta, explicou Netanyahu, é reduzir gradualmente a dependência do apoio militar norte-americano estabelecendo vínculos estratégicos com os países do Golfo Pérsico. “Quero reduzir a zero o apoio financeiro americano, o componente financeiro da cooperação militar que temos”, disse.
“Não quero esperar pelo próximo Congresso, quero começar agora”, acrescentou, ao apontar que este é “absolutamente” o momento adequado para isso.

Netanyahu pretende ‘zerar’ dependência militar israelense dos EUA
White House / Flickr
Segundo o premiê israelense, o país recebe anualmente cerca de US$ 3,8 bilhões (R$ 186,24) em ajuda militar dos Estados Unidos. O valor, explicou, é parte de um acordo firmado entre os dois países que prevê um aporte de aproximadamente US$ 38 bilhões (RS 186 bilhões), entre 2018 e 2028. Segundo o Haaretz, Israel vem tendo dificuldades para fazer frente à produção acelerada de mísseis iranianos.
Durante a entrevista à CBS, Netanyahu também admitiu ter subestimado a capacidade de defesa do Irã de restringir a navegação no Estreito de Ormuz. “Levou um tempo para que eles entendessem a dimensão desse risco, o que agora eles compreendem”, disse.
Ele também comentou as tratativas em torno do cessar-fogo, afirmando que a guerra “ainda não terminou, porque ainda resta material nuclear — urânio enriquecido — que precisa ser retirado do Irã. Ainda existem instalações de enriquecimento que devem ser desmanteladas. Há trabalho a ser feito”.
























