O terceiro voo para a repatriação de brasileiros no Líbano aterrissou em Beirute na manhã desta quarta-feira (09/10), segundo a GloboNews. O avião saiu de São Paulo na manhã da última terça-feira (08/10) e fez uma parada para reabastecimento em Lisboa antes de seguir ao Oriente Médio, que vive tensões após a escalada no conflito entre Israel e Hezbollah.
Apesar de não informar o número de pessoas que serão resgatadas na terceira fase da Operação Raízes do Cedro, a aeronave KC-30, da Força Aérea Brasileira (FAB), trouxe 228 civis no primeiro voo e 227 no segundo, além de animais de estimação.
O avião partiu em direção à capital Beirute logo após pousar com os repatriados da segunda fase, esperando apenas algumas horas para reabastecimento, inspeções de segurança e a troca da tripulação para que o avião possa partir novamente.
Segundo o Ministério das Relações Exteriores do Brasil, a aeronave partiu de São Paulo com doações de materiais de saúde para o Líbano. De acordo com o Itamaraty foram enviados 491 quilos de medicamentos, envelopes para reidratação e seringas descartáveis, doações do governo brasileiro. 7 toneladas de medicamentos arrecadados pelo Consulado-Geral do Líbano no Rio de Janeiro também foram levados.
Este é o segundo envio de donativos enviado pelo governo brasileiro ao país em crise. A primeira doação do governo brasileiro foi enviada ao Líbano no último domingo (06/10), após a chegada do primeiro grupo de brasileiros e familiares repatriados. A carga continha 20 mil seringas com agulhas e 4 mil agulhas individuais.
(*) Com Brasil247