O jornalista e fundador de Opera Mundi, Breno Altman, estará presente neste sábado (31/08) na 9ª Primavera dos Livros de São Paulo, encontro voltado ao olhar crítico e coletivo para o mercado de produção literária do Brasil.
O autor da obra Contra o sionismo: retrato de uma doutrina colonial e racista (Editora Alameda, 2023), estará no evento realizado no Galpão do MST (Galpão Cultural Elza Soares), a partir das 17h30 para um debate intitulado “O livro na defesa da Palestina”
Com o objetivo de responder como os livros podem ajudar a parar o genocídio que Israel promove na Faixa de Gaza e a importância de abordar a luta palestina para além da região do Oriente Médio, Altman e a professora da FFLCH-USP Arlene Clemesha integram a mesa.
9º Primavera dos Livros e 3ª Feira do Livro Periférico
Com organização da Liga Brasileira de Editoras (LIBRE) e da Câmara Periférica do Livro (CPL), a Primavera dos Livros, em conjunto com a 3ª Feira do Livro Periférico, começa nesta sexta-feira (30/08) e vai até o próximo domingo (01/09) com o tema “Bibliodiversidade: pilar da Democracia”.
Para a presidente da LIBRE, Lizandra Magon de Almeida, “o livro é o pilar do debate ampliado, público e inclusivo”.
“Sem livro, não haveria política popular nem democracia. A ascensão do povo como parte da vida política e, portanto, a construção da democracia, a partir do século XIX, se dá paralelamente, mas não por acaso, à ascensão do livro enquanto objeto público e mercadoria”, defende.
Assim, a mostra gratuita é “pautada em valores como a representatividade e a resistência perante a lógica mercadológica dos eventos literários nas metrópoles”.
Já o responsável pela CPL, Eleílson Leite, defende a rede criada para atuar no fortalecimento de editoras nas periferias de São Paulo, Rio de Janeiro e Belém, afirmando que o evento “será um grande estímulo” para elas.
O evento reúne mais de 60 editoras para expor as obras de seus autores, além de intensa programação de debates, palestras e oficinas, inclusive voltadas ao público infantil. Um dos destaques é a mesa “Censura e crítica na literatura para as infâncias: o perigo da falsa simetria”, que deve abordar livros censurados em escolas e acontece às 15h30 do sábado (31/08).
Programação completa
Sexta-feira, 30 de agosto
11h00: Abertura da feira
11h30: CONTAÇÃO DE HISTÓRIA “Manoelices e outras maluquices”, com os contadores de histórias Cissa Lourenço e Paulo D’Auria e a musicista Aline Lopes
12h15: OFICINA DE ILUSTRAÇÃO E DESENHO “Imaginários ilustrados”, com Emily Stephano
13h00: SARAU: Bodega do Brasil
14h00: CONTAÇÃO DE HISTÓRIA com a equipe de O Casulo Viajante
15h00: MESA: Ecoliteratura: um gênero literário urgente, com Preto Michel (escritor, poeta, educador social e editor) e Lara Kouzmin-Korovaeff (editora)
17h30: MESA: A disputa cultural na cidade, com Camilo Rocha (“Bate-Estaca: Como DJs, drag queens e clubbers salvaram a noite de São Paulo”, Ed. Veneta) e Binho (escritor, poeta e organizador do Sarau do Binho
19h00: Sarau do Binho, 20 anos
Sábado, 31 de agosto
11h00: Horário de abertura da feira
11h30: MESA: Sonhos, imaginação e saúde mental na literatura infantojuvenil, com João Correia Filho (autor de Nisinha, Ed. Mireveja), Mira Silva (autora de A árvore mais sabida do mundo, Solisluna Editora), Paula Autran (autora de A menina que comia estrelas, Ed. Jandaíra) e Larissa Ramalhoso (autora de Maria, Enlace Editora)
13h00: SARAU: Casa de Cultura Hip Hop Jaçanã
14h00: MESA: 60 anos do Golpe Militar: o que precisamos saber cada vez mais? Com Marcelo Godoy (Cachorros, Alameda Editorial), Ana Cristina Braga Martes (Sobre o que não falamos, Editora 34) e Alberto Martins (Violeta: uma novela, Editora 34)
15h00: MESA: Censura x crítica: as falsas simetrias na literatura infantojuvenil, com Luciana Bento (pesquisadora, educadora, autora da página “A mãe preta”), Rodrigo Andrade (ilustrador e pesquisador), João Luís Ceccantini (pesquisador, Ed. Aletria) e Valeria Pergentino (editora, Ed. Solisluna)
16h30: CONTAÇÃO DE HISTÓRIA com a equipe de O Casulo Viajante
17h30: MESA: O livro na defesa da Palestina, com Breno Altman (Contra o sionismo, Alameda Editorial) e Arlene Clemesha (professora da FFLCH-USP)
19h00: Leituras públicas afrofuturistas (Ed. Kitembo)
Domingo, 1 de setembro
11h00: Horário de abertura da feira
11h30: MESA: Planos do Livro: Municipal, Estadual e Federal, com Ricardo Queiroz (“Participacão Social nas Políticas Públicas do Livro e Leitura”, Terra Redonda), Cida Perez (Assembleia Legislativa), José Castilho Marques Neto (consultor), Miro Nalles (presidente do Conselho do PMLLLB-SP), Lizandra Magon de Almeida (Conselheira do PMLLLB e presidenta da LIBRE), Marcus Rei (SISEB-SEC-SP), Márcia Reis (SEE-SP)
13h00: SARAU: Projeto LibertArte
14h00: PALESTRA: Literatura Negra Feminina, com Elizandra Souza (jornalista, poeta e integrante do Sarau das Pretas)
15h00: MESA: Pequenas revoluções literárias – maneiras contemporâneas de formar leitores, com Janine Durand, Luciana Gerbovic (Clubes de leitura, Solisluna Editora), Paula Maria (escritora) e Angela S. J. Ferreira (gestora da Biblioteca Comunitária de Heliópolis).
16h30: CONTAÇÃO DE HISTÓRIA com a equipe de O Casulo Viajante
17h30: MESA: Escrevendo a música, com Irineu Franco Perpétuo (Editora 34), Leandro Souto Maior e Taissa Maia (Garota FM Books)
Mediação: Chris Fuscaldo (Garota FM Books)
19h00: ENCERRAMENTO
Serviço
Evento: Primavera dos Livros
Local: Galpão Cultural Elza Soares, Alameda Eduardo Prado, 474 – Campos Elíseos
Datas: de 30 de agosto a 1º de setembro
Horários: diariamente, das 11h às 20h
Entrada gratuita