Após alto índice de poluição, Cidade do México ativa 'contingência extraordinária' e orienta população a evitar lugares abertos

De acordo com pacote de medidas, a população mexicana deve evitar realizar atividades ao ar livre, seja ela civil, cultural ou esportiva

A Comissão Ambiental da Megalópole do México (Came), órgão que planeja e executa ações de proteção ao meio ambiente, ativou nesta terça-feira (14/05) o estado de contingência ambiental extraordinária, pacote de recomendações para que a população se previna contra altas taxas de poluição, após o Índice de Qualidade do Ar no município de Nezahualcóyotl registrar 158 pontos, se enquadrando na categoria "muito ruim" da qualidade do ar.

De acordo com o pacote de medidas, que passa a valer na região metropolitana da Cidade do México (capital e 224 municípios), a população mexicana deve evitar realizar atividades ao ar livre, seja ela civil, cultural ou esportiva. As recomendações delimitaram que os intervalos nas escolas sejam realizados em ambientes fechados.

A lista com medidas para reduzir a exposição ao ar poluído também prevê que idosos, bebês e pacientes com doenças respiratórias e cardiovasculares permaneçam em locais fechados, e que todos aqueles que entrarem em contato com fumaça procurem assistência médica.

Segundo as categorias de qualidade, de 151 a 200 pontos é um nível "muito ruim", e recomenda que seja evitado exposição ao ar livre. O índice pode variar de 0 a 50 pontos, que configura boa qualidade do ar e não apresenta nenhum risco à saúde, até 301 a 500, que se encaixa na categoria "perigoso".

A contingência foi ativada após serem registrados no último final de semana focos de incêndio na cidade. De acordo com o jornal mexicano La Jornada, autoridades do governo ainda estão neutralizando o fogo.

Em coletiva, a prefeita da Cidade do México, Claudia Sheinbaum, afirmou que 80% da causa da poluição foi em decorrência dois incêndios, e que não há dispersão dos poluentes.

Diante desse episódio, a poluição atmosférica aumentou, ultrapassando o número certo de partículas que o organismo humano consegue defender.

Reprodução
Incêndios na Cidade do México fazem poluição do ar piorar; Comissão Ambiental anuncia medidas de ambientais à população.

Comentários