Quinta-feira, 10 de julho de 2025
APOIE
Menu

Depois de enfrentar a semana mais fria do ano, com mínimas negativas em várias cidades e máxima histórica de apenas 5,8°C em Montevidéu (capital, ao sul do país), a menor em 58 anos, o Uruguai se prepara para uma subida brusca de temperatura.

Segundo o Instituto Uruguaio de Meteorologia (Inumet), nesta quarta-feira (3) foi encerrado o alerta de onda de frio iniciado em 29 de junho. O instituto também prevê, a partir de domingo, um período de temperaturas acima da média para julho, com máximas que podem chegar a 21°C ou 22°C no norte do país.

A onda de frio foi causada por uma massa de ar polar que derrubou as temperaturas em todo o território uruguaio, mantendo as máximas abaixo de 10°C durante vários dias. Na cidade de Mercedes (oeste do país), os termômetros marcaram -5,8°C; em Durazno (região central), -5,5°C; Florida (centro-sul) e San José (sudoeste) ficaram com -5°C, enquanto Paso de los Toros (centro-norte) registrou -4,9°C.

Receba em primeira mão as notícias e análises de Opera Mundi no seu WhatsApp!
Inscreva-se
Rambla 25 de Agosto, esquina com Misiones, em Montevidéu. Foto: Andrés Franchi Ugart/ Wikicommons

Rambla 25 de Agosto, esquina com Misiones, em Montevidéu. Foto: Andrés Franchi Ugart/ Wikicommons

Semana mais fria do ano no país
Segundo o meteorologista Mario Bidegain, foi “a semana mais fria do ano”, com destaque para a estação do Prado, em Montevidéu, que teve a máxima mais baixa desde 1967. Na região da Unidade Agroalimentar Metropolitana, veículos amanheceram cobertos por uma camada de água congelada.

Para esta quinta-feira (4), a previsão indica mínimas de até -4°C e máximas de 15°C. Mas a mudança começa entre quinta-feira à noite e sexta-feira de manhã, quando a direção dos ventos passará a vir do norte, elevando as temperaturas.

Entre domingo e segunda-feira, estão previstas máximas de 17°C ou 18°C em Montevidéu, e até 21°C ou 22°C nas regiões norte, com mínimas na casa dos 7°C ou 8°C. “Poderia ser o veranico de São João um pouco atrasado”, brincou Bidegain, ao jornal El País de Montevidéu.

Enquanto isso, no Brasil, São Paulo também registrou a tarde mais fria do ano na quarta-feira (2), com máxima de apenas 13°C. Em algumas regiões, como Parelheiros, a temperatura não passou dos 9°C, segundo o Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas da prefeitura.