Aula Pública Opera Mundi: Qual a situação atual do Oriente Médio?

"O que mobiliza as pessoas é a comparação, e nas grandes cidades é onde as desigualdades se afloram ainda mais", diz Reginaldo Nasser

Redação

0

Todos os posts do autor

No sexto episódio da segunda temporada de Aula Pública Opera Mundi, Reginaldo Nasser, professor de Relações Internacionais da PUC de São Paulo e cientista político, responde: "Qual a atual situação do Oriente Médio?". Para Nasser, o ocidente costuma analisar os países orientais com muito distanciamento. Entretanto, há muitas características semelhantes entre o mundo ocidental e as cidades que participaram da Primavera Árabe.

Clique aqui e assista à segunda temporada da Aula Pública Opera Mundi, com Franklin Martins, Gilberto Maringoni, Nalu Faria, Manolita Correia e Roque Monteleone

No primeiro bloco, o cientista político fala sobre as principais características das manifestações: "Se nós olharmos para a chamada Primavera Árabe, veremos que são pessoas nas praças pedindo melhor condição de vida e lutando contra a repressão. Nós tivemos isso em 2011 e 2012 também nos países da Europa e nos Estados Unidos". Assista:



No segundo bloco, Nasser analisa o desenrolar da Primavera até os dias de hoje: "fizeram uma grande movimentação que mobilizou e criou esperanças. Mas, agora, o que está acontecendo? Os militares voltaram ao poder no Egito, a Síria está no meio de uma guerra civil com mais de 100 mil mortos e a Líbia também não vai bem". Assista:

No terceiro bloco, o cientista político fala sobre alguns dos motivos que fizeram eclodir as principais manifestações no início da Primavera: "O que mobiliza as pessoas é a comparação, e nas grandes cidades é onde as desigualdades se afloram ainda mais". Assista: 

Comentários