Morre, aos 61 anos, o presidente do Vietnã, Tran Dai Quang

Segundo a agência oficial Vietnam News Agency, Quang se encontrava doente e morreu às 10h05 (hora local, 0h05 em Brasília) no Hospital Militar Central de Hanoi

Redação

O presidente do Vietnã membro do Birô Político do Partido Comunista (PCV), Tran Dai Quang, morreu nesta sexta-feira (21/09), aos 61 anos de idade.

Segundo a agência oficial Vietnam News Agency, Quang morreu às 10h05 (hora local, 0h05 em Brasília) no Hospital Militar Central de Hanoi. Ele se encontrava doente e seu estado de saúde vinha apresentando piora já há alguns meses, disse à Reuters o ex-ministro da Saúde Nguyen Quoc Trieu.

Quang ocupava a presidência do país desde abril de 2016. Ele nasceu em 12 de outubro de 1956 e se filiou ao Partido Comunista do Vietnã em 26 de julho de 1980.

Sua carreira política foi ligada à área da Segurança Pública, desempenhando funções no Ministério da Segurança Pública. Entre abril de 2006 e janeiro de 2011, Quang foi membro do Comitê Central do Partido Comunista do Vietnã.

Em 2011, foi nomeado ministro de Segurança Pública e em 2012 foi promovido a general.

Tran Dai Quang também foi deputado na Assembleia Nacional e subdiretor do Comitê Diretor Central da luta contra a corrupção e do Subcomitê Central de Proteção de Política Interna.

Nos próximos dias a Assembleia Nacional, deve convocar uma sessão especial para eleger o novo presidente do país. Interinamente, ocupa o cargo a vice, Dang Thi Ngoc Thinh.

(*) Com Resistência e teleSur

Comentários

Leia Também