Com a crescente popularização do universo dos jogos, os estereótipos associados à figura do gamer vão sendo gradualmente desconstruídos. Essa mudança revela uma diversidade de perfis de consumo e quebra aquela imagem tradicional do jogador que fica horas “alheio à realidade” em frente à tela. Sabe qual é a prova disso? Estes atletas que, fora dos campos, quadras e pistas, se revelam também grandes craques do e-sport!
Sim, aquela figura quase folclórica do jogador avesso ao mundo real não reflete, de forma alguma, a realidade de um público tão diversificado quanto os interesses despertados pelos games. Pelo contrário! Como mostra uma pesquisa realizada pela ExpressVPN, atletas de diferentes modalidades vêm atravessando as barreiras entre o esporte tradicional e o e-sport. Assim, contribuem para a ampliação desse cenário diversificado.
Além disso, as mulheres também desafiam estereótipos e conquistam seu espaço no mundo gamer. Deste modo, demonstram que a paixão pelos jogos não conhece gênero e que a representatividade está em constante evolução .
Neymar Jr.
O craque brasileiro é um verdadeiro apaixonado pelos videogames. Só para ilustrar, compartilha frequentemente vídeos e fotos enquanto joga, por exemplo, FIFA, Call of Duty e outros em suas redes sociais. Mas, o favorito do camisa 10 do Paris Saint-Germain e da seleção brasileira é, mesmo, o Counter-Strike: Global Offensive (CS: GO).
Tanto que, além de compartilhar suas vitórias, Ney até divulga suas disputas com outros atletas, como Nenê, do Fluminense, e Lucas Lima, do Palmeiras. E, não para por aí! Só para ilustrar, um dos maiores jogadores de futebol da atualidade:
- é amigo de pro players renomados do FPS da Valve, como FalleN e Coldzeraa
- foi garoto-propaganda de Call of Duty: Black Ops 4 em 2018 e de PUBG em 2022.
- tem seu canal na plataforma de streaming Twitch e organizou um torneio oficial de Fortnite em parceria com a Epic Games.
- também possui sua própria skin no popular battle royale
Ele até pode ter dito que os jogos eletrônicos são uma maneira de relaxar e se divertir nos momentos de folga, mas parece ir bem além disso, né?
Max Verstappen
Como conta o levantamento da ExpressVPN, o piloto de Fórmula 1 tem três títulos mundiais e também se destaca no cenário digital do FIFA (EA Sports FC). Sua dedicação, aliás, é tão intensa que alcançou o 31º lugar global no FIFA Ultimate Team. No ano seguinte, chegou ao 21º lugar.
Só para ilustrar o quanto é apaixonado pelos e-games, o chefe da equipe Red Bull, Christian Horner, revelou que Verstappen dedicou aproximadamente 14 horas imerso no jogo no fim de semana do Grande Prêmio dos EUA de 2021 em Austin, Texas. Ih, mas não atrapalhou? Bom, a maratona de jogos não afetou seu foco nas corridas, tanto que conquistou a vitória, superando Lewis Hamilton.
Lionel Messi
O argentino é outro fã dos e-sports e, aliás, coloca tanto talento neles quanto nos campos! Segundo ele, passa horas jogando online com seus amigos e equipe, sobretudo, títulos da série FIFA.
Sergio Aguero
Outro craque argentino, Aguero infelizmente se aposentou do futebol por problemas cardíacos. Entretanto, segue esbanjando talento nos e-sports. O ex-atacante transmite, em seu canal do Twitch, partidas e até conversas sobre o tema. Ah, e quer uma curiosidade? Foi ele quem apresentou Messi ao mundo dos games, sobretudo, às partidas de Fortnite.
Marco Reus
O alemão é ponta-esquerda e meio-campista do Borussia Dortmund. Mas, também, compete online em jogos da FIFA. Sua paixão é tanta que foi embaixador global e capa do game. Um amor compartilhado, por exemplo, por Antoine Griezmann, atacante francês que é frequentemente visto em eventos de jogos online.
Erica Bougard
A atleta olímpica de atletismo dos EUA faz avanços impressionantes no mundo dos games. Sua participação em Call of Duty Warzone no Twitch, por exemplo, mostra como se destaca não apenas nas pistas, mas também no ambiente competitivo e estratégico dos jogos online. Bougard é uma das poucas atletas femininas de elite que se aventuraram no cenário dos games no Twitch. Isso indica sobretudo uma passagem significativa dos esportes tradicionais para a competitividade digital.
Além disso, sua iniciativa de estabelecer um grupo de gamers mulheres é notável, especialmente considerando seu papel como ativista LGBTQ+. Essa mudança é crucial para promover a diversidade e inclusão no mundo dos jogos, historicamente dominado por homens.
Alex Morgan
Outra craque que, inclusive, aparece no levantamento da ExpressVPN é a atacante norte-americana. A atleta, aliás, ganhou notoriedade quando se tornou a capa do FIFA 16, algo significativo também para a representação das mulheres nos jogos eletrônicos. Aliás, a escolha da EA Sports de apresentar Morgan ao lado das jogadoras Christine Sinclair e Steph Catley nas capas regionais do FIFA 16 foi pioneira.
Só para ilustrar, foi o primeiro grande videogame esportivo a destacar atletas femininas com tanta visibilidade. Essa decisão não apenas reconheceu suas habilidades no futebol, mas também ressaltou a crescente importância da representação feminina no cenário dos esportes eletrônicos. Além desse marco, Morgan é uma jogadora ativa e participa de eventos beneficentes relacionados a games.
Antoine Griezmann
Falando em Griezmann, além da série FIFA, o atleta também é fã de Fortnite. Assim como outros jogadores de futebol viciados no game, até comemora seus gols com o movimento “Take the L”. Ademais, o atacante do Barça passa algum tempo nas partidas de Football Manager.
Eden Hazard
O belga é mais um viciado nos jogos FIFA, tanto que vive compartilhando suas partidas nas redes sociais. E engana-se quem pensa que o amor pelos games atrapalha nos campos. Muito pelo contrário! Segundo um ex-companheiro de clube, era justamente quando virava a noite jogando que, no dia seguinte, tinha seu melhor desempenho com a bola nos pés.
Hector Bellerin
Um dos craques que foi destaque no artigo da ExpressVPN, Bellerin usa os games como forma de aliviar a tensão do futebol. Então, nas horas livres, passa algum tempo treinando a mira no Call of Duty Black Ops III. Contudo, chegou a tatuar “tato” (irmão em espanhol), como uma homenagem ao game e seus companheiros de partida.
Douglas Souza
Quebrando tabus e paradigmas dentro e fora de quadra, Douglas Souza brilhou nas Olimpíadas de Tóquio. E sabe mais onde ele mostra todo o seu talento? Nos games! O atleta é um ávido jogador de League of Legends e Valorant? Em uma entrevista à Betway, o medalhista brincou que uma partida de League of Legends era mais desafiadora do que enfrentar a Rússia, uma das potências mundiais no vôlei.
E aí, gostou da lista divulgada pela ExpressVPN ou ainda tem algum nome para acrescentar? E qual seu gamer favorito?
(*) Este conteúdo é resultado de uma parceria de Opera Mundi com a ExpressVPN.