Quarta-feira, 7 de outubro de 2026
Compartilhe:

Durante conversa remota com chanceleres da região do Oriente Médio neste sábado (28/02), o ministro das Relações Exteriores do Irã, Abbas Araghchi, declarou que a agressão militar conjunta entre Estados Unidos e Israel contra o país persa configura uma “grave violação” dos princípios fundamentais da Carta das Nações Unidas (ONU), além de um crime contra a paz e segurança internacionais. 

“A guerra imposta pelos Estados Unidos e pelo regime sionista não é apenas contra a nação iraniana, mas também contra todos os países da região. Portanto, cabe a todas as nações e governos muçulmanos da região cumprir sua responsabilidade histórica de confrontar o plano sinistro do regime sionista”, disse.

E-mail

Newsletter

Notícias internacionais, com análise crítica e independente. Sem filtros.

Canal do WhatsApp O mundo em movimento direto no seu celular.
Siga
TV Opera Mundi Opinião, contexto e coragem jornalística.
Sintonize

O chanceler iraniano ainda assegurou que a nação utilizará “todos os seus recursos” militares com base em seu direito inerente à autodefesa, considerando “alvos legítimos” aqueles que contrariam as operações defensivas de Teerã.

A conversa foi feita com seus homólogos da Arábia Saudita, Emirados Árabes Unidos, Catar, Kuwait, Bahrein e Iraque, logo após a agressão perpetrada por Washington e Tel Aviv, que atingiu diversas cidades iranianas, incluindo a capital Teerã. Os ataques ocorrem no contexto das negociações nucleares indiretas entre Washington e Teerã, sendo que a última rodada foi realizada há apenas dois dias, em Genebra, porém, terminou sem avanços práticos.

Cobertura especial Veja os resultados do 1° turno das Eleições Acompanhe

O ministro Abbas Araghchi manifestou a determinação do Irã em manter sua política de boa vizinhança com todos os países da região, ao mencionar que o princípio fundamental do direito internacional proíbe qualquer participação em atos de agressão contra outro país. Ele ainda lembrou a responsabilidade regional de impedir que os Estados Unidos e o regime sionista abusem de suas instalações e território soberanos para realizar operações agressivas contra o Irã.

Ministro das Relações Exteriores do Irã, Abbas Araghchi, declarou que a agressão militar conjunta entre Estados Unidos e Israel configura uma “grave violação” dos princípios fundamentais da Carta das Nações Unidas (ONU)
Tasnim

“Ataques extensos” por parte de Washington e Teerã devem continuar ao longo deste sábado, conforme a emissora catari Al Jazeera, que ouviu um funcionário norte-americano próximo ao assunto. De acordo com a fonte, as ofensivas visam desmantelar o aparato de segurança iraniano e atualmente estão limitados a alvos dentro do país persa.

Relatos de moradores no Irã obtidos por Opera Mundi indicam que a população estava ciente de que um ataque liderado pelos Estados Unidos poderia acontecer nos próximos dias, mas que não houve aviso de uma ofensiva logo para este sábado. Segundo os civis, sirenes tocam a “toda hora” e “todo mundo” escuta “explosões enormes”.

Mais lidas