Terça-feira, 23 de junho de 2026
APOIE
Menu

O Likud, principal partido político de direita em Israel, respondeu ao presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, em uma publicação no X nesta quarta-feira (10/06), dizendo que o primeiro-ministro Benjamin Netanyahu “concorrerá nas próximas eleições e, se Deus quiser, vencerá”.

Na terça-feira (09/06), o republicano afirmou que era uma “questão em aberto” se Netanyahu queria continuar sua carreira política, enquanto uma pesquisa mostrou que mais de 60% dos israelenses não querem que o premiê de longa data concorra à próxima eleição para o Knesset.

Tudo que a grande mídia não mostra, do seu jeito.

Ícone Newsletter

Newsletter

Notícias internacionais, com análise crítica e independente. Sem filtros.
Ícone WhatsApp

Canal do WhatsApp

O mundo em movimento direto no seu celular. Siga!
Ícone YouTube

OM no YouTube

Opinião, contexto e coragem jornalística. Tudo no nosso canal. Sintonize!

Netanyahu, o líder que há mais tempo está no poder em Israel, praticamente ininterrupto desde 2009, não deu qualquer indício de que irá optar por não participar das eleições deste outono, e o Likud confirmou que ele concorrerá à reeleição. Ele já está em plena campanha, mesmo sem a data oficial da eleição, que deve ocorrer até 27 de outubro.

Quase todas as pesquisas de opinião têm mostrado que o bloco de partidos de direita e religiosos que o apoiam não conseguirá conquistar a maioria no Knesset, e algumas pesquisas previram uma maioria apertada para o bloco diversificado de partidos sionistas que se opõem a ele. No entanto, as pesquisas em Israel, embora influentes, são notoriamente pouco confiáveis, e muita coisa ainda pode mudar, incluindo a entrada ou saída de novos partidos na disputa e fusões entre eles.

Mais lidas

Primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu
Foto: @netanyahu / X

De acordo com o levantamento divulgado na terça-feira, realizado de 31 de maio a 5 de junho, pelo Instituto da Democracia de Israel, foi revelado que 61% dos israelenses em geral, e 57% dos israelenses judeus, não acham que Netanyahu deva se candidatar, enquanto 35% dos israelenses e 39,5% dos israelenses judeus acham que ele deveria.

À direita, uma maioria de 69% acha que Netanyahu deveria concorrer à eleição, contra 27% que acham que não, mas o levantamento encontrou maiorias significativas contra sua candidatura à reeleição entre o centro-direita (64%), o centro (83%), o centro-esquerda (85%), a esquerda (97%) e entre os árabes (83%).

No entanto, quando questionados sobre qual bloco tem maior probabilidade de formar o próximo governo, uma pluralidade de 36% dos israelenses judeus disse que é o bloco pró-Netanyahu, com apenas 26% dizendo que é o bloco anti-Netanyahu, 18% dizendo que ambos têm a mesma probabilidade e 20% dizendo que não sabem.

O levantamento também revelou que 61% dos israelenses apoiam o estabelecimento de um limite de dois mandatos para futuros primeiros-ministros. A maioria dos israelenses judeus, de esquerda, centro e direita, apoia a imposição de limites de mandato após a saída de Netanyahu do cargo.