EUA decidem não ir à cúpula extraordinária da Unasul
EUA decidem não ir à cúpula extraordinária da Unasul
O governo norte-americano não participará da cúpula da Unasul (União de Nações Sul-americanas), que acontece na próxima sexta-feira (28) em San Carlos de Bariloche, Argentina, onde será debatido o acordo de cooperação militar entre Estados Unidos e Colômbia. Um porta-voz do Departamento de Estado informou à Agência Efe que os Estados Unidos não são "membro da Unasul" e "não têm planos de enviar nenhum representante" à reunião extraordinária.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva propôs na sexta-feira (21) em uma conversa telefônica com Barack Obama uma reunião com os outros líderes da Unasul. O ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim, disse então que Obama respondeu que "avaliará a possibilidade de que essa reunião se concretize".
Amorim
Amorim disse ontem (24) que "é necessário que os presidentes dialoguem" e encontrem "um clima de confiança" durante a cúpula da Unasul. Durante a visita do ministro das Relações Exteriores do Equador, Fander Falconí, ao Brasil, Amorim alertou que "não se pode esperar que tudo seja resolvido em uma só reunião" e ressaltou que "o importante" é iniciar um "processo de diálogo".
Amorim insistiu que a Colômbia e os Estados Unidos poderiam oferecer algum tipo de "garantia" de que os acordos serão limitados exclusivamente ao território colombiano.
"Pedir garantias não é duvidar da palavra de ninguém", disse Amorim, mas admitiu não saber se a Colômbia "estará preparada para dar garantias desse tipo" na cúpula.
Chomsky
Em visita à Venezuela, o linguista norte-americano Noam Chomsky criticou "a mentalidade imperial" dos Estados Unidos, país ao qual acusou de "exacerbar as tensões nos países latino-americanos".
"Anteriormente, ajudava golpes de Estado ou intervenções militares: esta capacidade diminuiu, mas não desapareceu", advertiu.
Perguntado sobre a utilização de território colombiano como base de operações americana, após o acordo de colaboração militar entre Estados Unidos e Colômbia, o acadêmico afirmou que a "Venezuela sozinha não pode ter uma resposta às bases".
"Deve ser um resposta total por parte da comunidade latino-americana, na reunião da Unasul (na sexta-feira em Bariloche, Argentina) deveria ser liberado um comunicado enérgico que se oponha à instalação de bases americanas na América Latina", disse o ativista político.
O presidente Hugo Chávez agradeceu a visita do linguista, e afirmou que Chomsky é "um dos intelectuais que mais contribuiu na luta contra a hegemonia da elite que governa nos Estados Unidos".
Explosivos da 2ª GM são achados perto de templo grego na Itália
Artefatos foram descobertos no Vale dos Templos, famoso ponto turístico da colonização grega na Sicília
Dois artefatos bélicos da época da Segunda Guerra Mundial foram encontrados dentro do Parque Arqueológico Vale dos Templos, atração turística que reúne diversas construções da época da colonização grega na Sicília.
Os objetos estavam a cerca de 150 metros do Templo de Hera, chamado de Juno pelos romanos, e foram descobertos por funcionários de uma empresa de jardinagem que faziam trabalhos de manutenção no terreno.
A área foi isolada pela Arma dos Carabineiros, que avisou um esquadrão antibombas para preparar a remoção dos artefatos.
O Vale dos Templos é uma das atrações mais populares da Sicília e recebe milhares de visitantes todos os anos.
(*) Com Ansa