Com muito pouco você
apoia a mídia independente
Opera Mundi
Opera Mundi APOIE
  • Política e Economia
  • Diplomacia
  • Análise
  • Opinião
  • Coronavírus
  • Vídeos
  • Podcasts
Política e Economia

Hoje na História: 1953 - É anunciada a descoberta da vacina contra a poliomielite

Encaminhar Enviar por e-mail

Hoje na História: 1953 - É anunciada a descoberta da vacina contra a poliomielite

Max Altman

2011-03-26T11:00:00.000Z

Receba nossas notícias e novidades em primeira mão!

Em 26 de março de 1953, o médico e pesquisador norte-americano Jonas Salk anuncia num popular programa radiofônico que havia testado com sucesso uma vacina contra a poliomielite, o vírus que causa a paralisante enfermidade da pólio, geralmente conhecida como paralisia infantil por afetar principalmente crianças. Em 1952 – ano em que a epidemia de pólio grassou – houve 58 mil novos casos relatados nos Estados Unidos e mais de três mil morreram dessa moléstia. Pela perspectiva de finalmente erradicar a enfermidade, Salk foi celebrado como o grande médico-benfeitor de seu tempo.

Wikimedia Commons

O médico norte-americano em 1988

A pólio, uma doença que afetou a humanidade ao longo dos tempos, ataca o sistema nervoso e pode causar diversos graus de paralisia. Uma vez que o vírus é facilmente transmitido, as epidemias constituíam-se em lugar comum nas primeiras décadas do século 20.

A primeira grande epidemia de poliomielite nos Estados Unidos ocorreu no estado de Vermont no verão de 1894 e no curso já do século 20 milhares de pessoas eram afetadas a cada ano. O tratamento era limitado às quarentenas e se fazia uso do tristemente célebre pulmão de aço, um aparelho semelhante a um cofre de aço para auxiliar na respiração. Embora as crianças, e em especial as de tenra idade, fossem as mais afetadas, adultos eram também frequentemente infectados, como o futuro presidente Franklin D. Roosevelt, que em 1921 foi acometido de pólio aos 39 anos que o deixou parcialmente paralisado.

Roosevelt transformou mais tarde sua propriedade em Warm Springs, Geórgia, num retiro para a recuperação de vítimas da pólio e foi fundamental para a coleta de fundos para as pesquisas científicas relacionadas com a enfermidade e o tratamento dos pacientes.

Leia mais:
Hoje na História: Pasteur desmente a teoria da geração espontânea
Hoje na história: Alexander Fleming descobre a penicilina
Descoberta forma de restaurar memória de ratos com Alzheimer
Sensibilidade a sal pode ter fatores genéticos, conclui pesquisa
Pulmão eletrônico permitirá estudos sem utilizar órgão vivo
Cuba culpa EUA por falta de medicamento contra o câncer

Salk, nascido em Nova York em 1914, realizou inicialmente pesquisas sobre distintos vírus nos anos 1930, ainda estudante de medicina da Universidade de Nova York. Durante a Segunda Guerra Mundial ajudou a desenvolver vacina contra a gripe. Em 1947, tornou-se chefe do laboratório de pesquisas da Universidade de Pittsburgh e em 1948 foi-lhe concedida uma subvenção para estudar e desenvolver uma possível vacina contra o vírus da poliomielite. Em 1950, produziu uma versão experimental de sua vacina.

O procedimento de Salk, tentado primeiramente sem sucesso pelo dr. Maurice Brodie nos anos 1930, era destruir diversas variedades do vírus para então injetar os vírus benignos na corrente sanguínea de uma pessoa saudável. O sistema imunológico dessa pessoa iria então criar anticorpos destinados a resistir a uma future exposição à poliomielite. Salk levou a efeito suas primeiras experiências humanas em ex-pacientes de pólio, nele próprio e em membros de sua família. Em 1953 se disse pronto para anunciar suas descobertas.

O fato aconteceu na rede nacional de rádio CBS na noite de 25 de março e dois dias depois num artigo publicado no Boletim da Associação Médica Americana. De imediato, Salk se tornou uma celebridade.

Em 1954, experimentos clínicos empregando a vacina Salk e um placebo - preparação neutra quanto a efeitos farmacológicos, ministrada em substituição de um medicamento, com a finalidade de suscitar ou controlar as reações – começaram a ser administrados a cerca de dois milhões de crianças em idade escolar. Em abril de 1955, anunciou-se que a vacina era eficaz e segura. Em seguida deu-se início a uma campanha de inoculação em âmbito nacional. Novos casos de pólio despencaram para 6 mil em 1957, o primeiro ano em que a vacina passou a ser amplamente disponível. Em 1962, uma vacina oral, desenvolvida pelo medico Albert Sabin tornou-se disponível, facilitando enormemente a distribuição da vacina.

Entre outras honrarias, Jonas Salk foi condecorado com a Medalha Presidencial da Liberdade em 1977. Morreu em La Jolla, Califórnia, em 1995.


Outros fatos marcantes da data:
26/03/1827- Morre Ludwig van Beethoven, gênio da música clássica
26/03/1979 - Egito e Israel assinam uim tratado de paz
26/03/1971 - Bangladesh se torna independente
 

Siga o Opera Mundi no Twitter  
Conheça nossa página no Facebook


Você que chegou até aqui e que acredita em uma mídia autônoma e comprometida com a verdade: precisamos da sua contribuição. A informação deve ser livre e acessível para todos, mas produzi-la com qualidade tem um custo, que é bancado essencialmente por nossos assinantes solidários. Escolha a melhor forma de você contribuir com nosso projeto jornalístico, que olha ao mundo a partir da América Latina e do Brasil.

Contra as fake news, o jornalismo de qualidade é a melhor vacina!

Faça uma
assinatura mensal
Faça uma
assinatura anual
Faça uma
contribuição única

Opera Mundi foi criado em 2008. É mais de uma década de cobertura do cenário político internacional, numa perspectiva brasileira e única. Só o apoio dos internautas nos permite sobreviver e expandir o projeto. Obrigado.

Eu apoio Opera Mundi
Guerra na Ucrânia

Rússia diz que assumiu o controle total de Lugansk

Encaminhar Enviar por e-mail

Ministério da Defesa da Rússia afirma que suas tropas tomaram a cidade estratégica de Lysychansk, assegurando o controle da região de Lugansk, no leste da Ucrânia

Redação

Deutsche Welle Deutsche Welle

Bonn (Alemanha)
2022-07-03T20:53:00.000Z

Receba nossas notícias e novidades em primeira mão!

A Rússia reivindicou neste domingo (03/07) o controle de toda a região de Lugansk, no leste da Ucrânia, após a conquista da cidade estratégica de Lysychansk, que foi palco de intensos combates.

Segundo o Ministério da Defesa da Rússia, o titular da pasta, Serguei Shoigu, informou oficialmente "o comandante em chefe das Forças Armadas russas, Vladimir Putin, sobre a libertação da República Popular de Lugansk".

Mais tarde, o Estado-Maior da Ucrânia confirmou em um comunicado publicado no Facebook que as tropas ucranianas foram forçadas a se retirar de Lysychansk,

"Depois de intensos combates por Lysychansk, as Forças de Defesa da Ucrânia foram forçadas a se retirar de suas posições e linhas ocupadas", disse o comunicado.

"Continuamos a luta. Infelizmente, a vontade de aço e o patriotismo não são suficientes para o sucesso - são necessários recursos materiais e técnicos", disseram os militares.

Lysychansk era a última grande cidade sob controle ucraniano na região de Lugansk.

Na manhã deste domingo, o governador ucraniano da região de Lugansk, Serguei Gaidai, já havia sinalziado que as forças da Ucrânia estavam perdendo terreno em Lysychansk, uma cidade de 100.000 habitantes antes da guerra. "Os russos estão se entrincheirando em um distrito de Lysychansk, a cidade está em chamas", disse Gaidai no Telegram. "Eles estão atacando a cidade com táticas inexplicavelmente brutais", acrescentou.

A conquista de Lysychansk - se confirmada - pode permitir que as tropas russas avancem em direção a Sloviansk e Kramatorsk, mais a oeste, praticamente garantindo o controle da região, que já estava parcialmente nas mãos de separatistas pró-russos desde 2014.

Militärverwaltung der Region Luhansk/AP/dpa/picture alliance
Lysychansk está em ruínas após combates entre as forças russas e ucranianas

No sábado, um representante da "milícia popular de Lugansk" havia afirmado que os separatistas e as tropas russas haviam cercado completamente Lysychansk, algo que foi inicialmente negado pela Ucrânia

Explosões em cidade russa

Ainda neste domingo, a Rússia acusou Kiev de lançar mísseis na cidade de Belgorod, perto da fronteira entre os dois países.

"As defesas antiaéreas russas derrubaram três mísseis Totchka-U lançados por nacionalistas ucranianos contra Belgorod. Após a destruição dos mísseis ucranianos, os restos de um deles caíram sobre uma casa", informou o porta-voz do ministério da Defesa russo, Igor Konashenkov.

O governador da região, Viacheslav Gladkov, já havia anunciado anteriormente a morte de pelo menos três pessoas em explosões naquela cidade.

As acusações levantadas por Moscou foram divulgadas um dia depois de a Ucrânia denunciar o que chamou de "terror russo deliberado" em ataques na região da cidade ucraniana de Odessa.

Segundo autoridades militares e civis ucranianas, pelo menos 21 pessoas, incluindo um menino de 12 anos, foram mortas na sexta-feira por três mísseis russos que destruíram "um grande edifício" e "um complexo turístico" em Serhiivka, uma cidade na costa do Mar Negro, a cerca de 80 km de Odessa, no sul da Ucrânia.

"Isso é terror russo deliberado e não erros ou um ataque acidental com mísseis", denunciou o presidente ucraniano, Volodimir Zelenski, na noite de sexta-feira, enquanto as autoridades locais asseguraram que "não havia qualquer alvo militar" no local dos ataques.

Você que chegou até aqui e que acredita em uma mídia autônoma e comprometida com a verdade: precisamos da sua contribuição. A informação deve ser livre e acessível para todos, mas produzi-la com qualidade tem um custo, que é bancado essencialmente por nossos assinantes solidários. Escolha a melhor forma de você contribuir com nosso projeto jornalístico, que olha ao mundo a partir da América Latina e do Brasil.

Contra as fake news, o jornalismo de qualidade é a melhor vacina!

Faça uma
assinatura mensal
Faça uma
assinatura anual
Faça uma
contribuição única

Opera Mundi foi criado em 2008. É mais de uma década de cobertura do cenário político internacional, numa perspectiva brasileira e única. Só o apoio dos internautas nos permite sobreviver e expandir o projeto. Obrigado.

Eu apoio Opera Mundi
Receba nossas notícias e novidades em primeira mão!
Opera Mundi

Endereço: Avenida Paulista, nº 1842, TORRE NORTE CONJ 155 – 15º andar São Paulo - SP
CNPJ: 07.041.081.0001-17
Telefone: (11) 4118-6591

  • Contato
  • Política e Economia
  • Diplomacia
  • Análise
  • Opinião
  • Coronavírus
  • Vídeos
  • Expediente
  • Política de privacidade
Siga-nos
  • YouTube
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Google News
  • RSS
Blogs
  • Breno Altman
  • Agora
  • Bidê
  • Blog do Piva
  • Quebrando Muros
Receba nossas publicações
Receba nossas notícias e novidades em primeira mão!

© 2018 ArpaDesign | Todos os direitos reservados