Hoje na História: Há 108 anos, um atentado tira a vida de William McKinley

Hoje na História: Há 108 anos, um atentado tira a vida de William McKinley

Max Altman

No dia 14 de setembro de 1901, o presidente norte-americano William McKinley sucumbe aos ferimentos que lhe foram infligidos por um assassino em atentado à bala no dia 6 de setembro. De acordo com testemunhas, as derradeiras palavras de McKinley foram aquelas do hino "Nearer My God to Thee." [Mais perto, ó meu Deus, de ti].

McKinley cumprimentava uma longa fila de pessoas que o recebiam na Exposição Panamericana em Buffalo, Nova York, quando um jovem de 28 anos, Leon Czolgosz, anarquista, se aproximou com um revólver escondido em um lenço empunhado na mão direita. McKinley imaginou que o lenço era para esconder um defeito físico e gentilmente buscou a mão esquerda do homem para apertá-la. Czolgosz aproximou-se do presidente e quase à queima-roupa desferiu dois tiros em seu peito. O assassino tentou ainda disparar um terceiro tiro no cambaleante presidente, quando assessores derrubaram-no ao solo e o prenderam.

Último discurso de McKinley, na Exposição Panamericana (vídeo mudo):


McKinley sofreu um ferimento superficial no esterno e outro projétil se alojou perigosamente em seu abdômen. Foi imediatamente levado à mesa de cirurgia do hospital e em 12 de setembro parecia estar caminhando para uma melhora. Mais tarde, porém, naquele mesmo dia, as condições do presidente pioraram rapidamente e, em 14 de setembro, morreu de gangrena, que não fora detectada nos ferimentos internos. O vice-presidente Theodore Roosevelt jurou como presidente imediatamente após a constatação da morte de McKinley. 

Discurso de posse de Roosevelt:


Czolgosz confessou seu crime, mas jamais se declarou arrependido. Ao ser executado na cadeira elétrica, em 29 de outubro de 1901, suas últimas palavras foram: "Matei o presidente porque ele era inimigo do povo simples – o povo trabalhador." Diz-se que a morte do imigrante polonês que se tornou anarquista foi filmada pelo famoso inventor Thomas Edison.

Em 16 de setembro, após receber as honras militares em Washington, o caixão de McKinley foi transportado por trem até a sua cidade natal, Canton, Ohio, onde foi enterrado.

História

William McKinley nasceu em Niles, Ohio, em 29 de janeiro de 1843. Construiu sólida carreira de advogado de grandes empresas, elegendo-se para o Congresso em 1876 lá permanecendo até 1891. McKinley tornou-se governador de Ohio em 1892 e candidato republicano em 1896. A comunidade empresarial, alarmada com as ideias progressistas do candidato democrata William Jennings Bryan, gastou uma considerável soma de dinheiro para garantir a vitória de McKinley.

O principal acontecimento da administração de McKinley foi a Guerra contra a Espanha, que resultou na conquista das Filipinas e outras ilhas do sudeste da Ásia. Foi reeleito para mais um período em 1900.

Seu sucessor, Theodore Roosevelt, nascido na cidade de Nova York em 27 de outubro de 1858, tornou-se conhecido como o homem do “big stick”.  Speak softly and carry a big stick (Fale com suavidade e tenha na mão um grande porrete), inspirada num provérbio africano, que norteava sua ação, especialmente com relação aos países da América Central.


Comentários