PIB dos EUA teve maior queda em 25 anos no último trimestre de 2008

PIB dos EUA teve maior queda em 25 anos no último trimestre de 2008

Redação Opera Mundi

A economia dos Estados Unidos sofreu retração de 6,2% no quarto trimestre de 2008, uma perda de US$ 187,4 bilhões em relação ao mesmo período de 2007. A queda superou as expectativas dos analistas do Departamento de Comércio norte-americano, que, em relatórios anteriores, afirmaram esperar uma contração entre 3,8 e 5,4%. Esse é o pior registro dos últimos 25 anos.
 
A principal responsável pela diminuição do PIB (Produto Interno Bruto) foi a queda no consumo pessoal, principal motor econômico dos EUA. Em comparação com o ano passado, os americanos deixaram de gastar US$ 90,7 bilhões, o menor nível de gastos dos últimos 28 anos.

Bernanke otimista

O presidente do Federal Reserve (Fed, banco central norte-americano), Ben Bernanke, disse esta semana que os Estados Unidos poderiam sair da recessão ainda este ano e começar a recuperação em 2010, caso os mercados se estabilizem.
 
"Se as ações adotadas pelo governo, pelo Congresso e pelo Fed tiverem êxito ao conseguir certa estabilidade financeira, existe uma possibilidade razoável de que a atual recessão acabe em 2009", afirmou Bernanke na terça-feira (24).

O relatório final será divulgado no dia 26 de março.

Comentários

Leia Também