Governo do Uruguai anuncia plano para legalização da maconha
Presidente José Mujica quer regular uso pessoal para diminuir violência urbana
Efe
Iniciativa de Pepe Mujica tem como objetivo diminuir criminalidade gerada pelo tráfico
O governo uruguaio anunciou nesta terça-feira (19/06) plano para legalização da venda e consumo de maconha, informou o jornal uruguaio Subrayado. O projeto faz parte da política de segurança do presidente José Mujica de diminuição do tráfico e da criminalidade urbana.
A lei propõe a criação de um registro de consumidores que teriam acesso a 40 cigarros de maconha por mês. O comércio da droga, segundo o texto, será regulado pelo governo, responsável também pela verificação da qualidade do produto.
“Maconha tem que ser industrializada, legalizada e vendida com as devidas advertências”, defendeu Victor Semproni do Movimento de Participação Popular, partido da coalizão governante.
O projeto, que ainda precisa da aprovação do Parlamento, foi formulado pelo presidente José Mujica com a ajuda de ministros do gabinete de segurança e de um grupo interdisciplinar de especialistas.
No Uruguai, o consumo de maconha já é descriminalizado. O Parlamento analisa, desde o ano passado, proposta de lei para descriminalizar também o cultivo da planta.