Com muito pouco você
apoia a mídia independente
Opera Mundi
Opera Mundi APOIE
  • Política e Economia
  • Coronavírus
  • Diplomacia
  • Cultura
  • Análise
  • Opinião
  • Podcasts
Política e Economia

Hoje na História: 1977 - Há 35 anos, morria nos EUA o rei do rock, Elvis Presley

Encaminhar Enviar por e-mail

Cantor sofreu uma parada cardíaca em decorrência de overdose de medicamentos

Max Altman

2012-08-16T11:00:00.000Z

Receba nossas notícias e novidades em primeira mão!

 

WikiCommons

No dia 16 de agosto de 1977, morre aos 42 anos Elvis Presley, o “Rei do Rock and Roll”.  Nessa data, legiões de fãs viajariam em luto à Graceland, sua mansão na cidade de Memphis. Médicos afirmaram que a causa mortis foi um ataque cardíaco, provavelmente devido a uma overdose de barbitúricos que lhe haviam sido prescritos.

Elvis nasceu em Tupelo, no estado do Mississippi, em 8 de janeiro de 1935. Seu irmão gêmeo, Jesse, morreu durante o parto. Cresceu em meio à pobreza extrema e conseguiu um emprego como motorista de caminhão apenas após concluir o ensino médio. Aos 19 anos, resolveu apresentar-se num estúdio de gravação de Memphis, onde pagou quatro dólares para registrar uma série de canções com as quais desejava presentear sua mãe. Sam Philips, o dono do estúdio, ficou intrigado com o timbre grave e enternecedor de sua voz e acabou convidando Elvis a voltar e ensaiar com alguns dos músicos locais. Depois de Philips ouvir Elvis cantar "That's All Right," em um colorido country-and-western, concordou em registrar a faixa em um disco simples sob o selo Sun Records. A gravação alcançou imediatamente o topo dos rankings locais e lançou a carreira de Presley.

Nos anos seguintes, Elvis atraiu um número crescente de fãs em todo o Sul dos Estados Unidos. Em 1955, a Sun Records vendeu seu contrato a uma grande gravadora, a RCA (Radio Corporation of America) por 40 mil dólares. Lá, sua primeira gravação foi "Heartbreak Hotel", que fez dele um sucesso nacional no início de 1956. Seguiu-se a gravação de "Hound Dog" e "Don't Be Cruel", que rapidamente alcançaram os primeiros lugares nas paradas. Em setembro de 1956, Elvis aparece no The Ed Sullivan Show, popular programa de variedades da televisão norte-americana. A audiência, constituída basicamente de adolescentes, ficou histérica diante de sua presença dinâmica, sua bela aparência e suas canções simples e cativantes. Muitos pais mostraram-se horrorizados com os seus requebros de quadril sexualmente sugestivos. Por conta da pressão moral, em sua terceira aparição no The Ed Sullivan Show, Elvis foi filmado só da cintura para cima.

De 1956 a 1958, Elvis dominou as paradas de sucesso, abrindo caminho para a era do rock and roll. Foi ele quem abriu as portas para os intérpretes de rock, negros e brancos. Ao longo desse período, estrelou em quatro longas de grande sucesso, todas elas com grandes sucessos como Love Me Tender (1956), Jailhouse Rock (1957), Loving You (1957) e King Creole (1958).

Em 1958, Presley foi alistado como conscrito no exército dos Estados Unidos, servindo por 18 meses em uma base na Alemanha Ocidental como motorista de jipe. As adolescentes ficaram transtornadas com sua ausência. Todos os cinco discos simples produzidos nesse período foram vendidos aos milhões.

Assista aqui à interpretação de Elvis para Bridge over troubled water:

Após ter sido passado para a reserva como sargento em 1960, Elvis resolveu mudar de estilo, evitando os provocadores e inquietos ritmos inspirados na temática rhythm-and-blues em favor de baladas românticas e dramáticas como "Are You Lonesome Tonight?". Parou de se apresentar em shows ao vivo para se concentrar nos filmes musicais. Rodou 27 nos anos 1960, entre os quais Saudades de um Pracinha (1960); Feitiço Havaiano (1961); Garotas e Mais Garotas (1962); Elvis – Amor a Toda Velocidade (1964) e Entre a Loira e a Morena (1966). Em 1967, casa-se com Priscilla Beaulieu, com quem teve uma filha, Lisa Marie, em 1968.

No final da década de 1960, o rock and roll passava por dramáticas mudanças e Elvis já não era mais tido como relevante pela juventude norte-americana. Em 1968, um especial de televisão trouxe de volta muitos de seus fãs, mas os sucessos nas paradas tornavam-se cada vez mais raros. Seu ultimo top 10, "Burning Love", foi em 1972. Ele ainda assim conseguia manter sua considerável fortuna por meio de lucrativos shows e aparições televisivas.

Elvis canta o clássico de Frank Sinatra, My Way:

Em meados dos anos 1970, Elvis passa a apresentar visível declínio de saúde física e mental. Divorcia-se de sua mulher em 1973 e desenvolve uma perigosa dependência de medicamentos prescritos. Tornou-se também um viciado em fast food, o que o fez engordar.

Nos últimos dois anos de vida, viveu praticamente recluso. Na tarde de 16 de agosto de 1977, foi encontrado inconsciente em sua mansão Graceland e levado às pressas a um hospital. Lá, foi logo declarado morto. Foi enterrado no quintal da Graceland, cujo túmulo continua a atrair fãs do mundo inteiro, transformando-se numa atração turística.

Também nesse dia:

1900 - Morre o escritor português Eça de Queirós

1955 - Paul Robeson perde apelação para obter passaporte

1570 - É estabelecida a Inquisição nas colônias espanholas da América 

 

 

Só o seu apoio pode garantir uma imprensa independente, capaz de combater o reacionarismo político, cultural e econômico estimulado pela grande mídia. Quando construímos uma mídia alternativa forte, abrimos caminhos para um mundo mais igualitário e um país mais democrático. A partir de R$ 20 reais por mês, você pode nos ajudar a fazer mais e melhor o nosso trabalho em várias plataformas: site, redes sociais, vídeos, podcast. Entre nessa batalha por informações verdadeiras e que ajudem a mudar o mundo. Apoie Opera Mundi.

Faça uma
assinatura mensal
Faça uma
assinatura anual
Faça uma
contribuição única

Opera Mundi foi criado em 2008. É mais de uma década de cobertura do cenário político internacional, numa perspectiva brasileira e única. Só o apoio dos internautas nos permite sobreviver e expandir o projeto. Obrigado.

Eu apoio Opera Mundi
Coronavírus

Primeiro carregamento de oxigênio sai nesta sexta da Venezuela e deve chegar a Manaus até domingo

Encaminhar Enviar por e-mail

Serão enviados dois caminhões com cilindros de oxigênio acompanhados por escolta militar até a fronteira entre os dois países

Fania Rodrigues

Caracas (Venezuela)
2021-01-15T23:07:00.000Z

Receba nossas notícias e novidades em primeira mão!

O chanceler da Venezuela, Jorge Arreaza, informou com exclusividade a Opera Mundi na noite desta sexta (15/01) que o primeiro carregamento de oxigênio para o Amazonas já foi autorizado e será despachado ainda hoje para o Brasil.

A carga vai sair da cidade de Puerto Ordaz, Estado de Bolívar e viajará 1.500 km, por aproximadamente dois dias, até a capital amazonense. Essa primeira leva será transportada por via terrestre em dois caminhões e deverá chegar à cidade até domingo.

As formalidades do acordo de cooperação foram negociadas entre os governadores do Amazonas, Wilson Lima (PSC-AM), e o governador do estado venezuelano de Bolívar, Justo Nogueira.

Segundo Arreaza, a logística desse primeiro envio será fornecida pelo governo venezuelano. Mas, depois o governo amazonense deverá assumir a tarefa enviando mais caminhões do Brasil para buscar oxigênio na Venezuela.

O governo da Venezuela vai ofereceu ainda uma escolta militar para as cargas, que será acompanhada até a fronteira a cidade de Santa Helena de Uairén, na fronteira, e depois por militares brasileiros.

O ministro venezuelano informou ainda que o governo de Nicolás Maduro “vai fornecer oxigênio enquanto durar a situação de emergência do estado Amazonas”, o que impede, segundo ele, de precisar a quantidade fornecida da substância, tampouco o tempo da duração do convênio.

Dhyeizo Lemos/Fotos Públicas
Carregamento de oxigênio da Venezuela sai nesta sexta do país e deve chegar a Manaus até domingo

A produção de oxigênio na cidade de Puerto Ordaz faz parte de um plano de nacional para atender a pandemia do covid-19 na Venezuela. Essa planta industrial estava desativada e foi retomada no ano passado com esse objetivo. “O oxigênio que produzimos nessa fábrica é suficiente para atender essa região da Venezuela e ainda contribuir para aliviar a emergência do Brasil”, disse.

De acordo com Arreaza, a ação de solidariedade da Venezuela com o estado Amazonas está acima das diferenças ideológicas que possam existir entre os dois países. “Oferecemos ajuda ao governador do Amazonas porque os bolivarianos somos solidários, essa é uma ação humanitária que tem que estar acima das diferenças políticas. O que nos une é o objetivo de salvar vidas. Espero que o governo brasileiro entenda que é importante ter boa relação com os seus vizinhos”.

A Venezuela possui uma das menores taxas de contágios e mortes por covid-19 da América Latina, portando a assistência ao Brasil não afeta sua situação interna. O país investiu em ações preventivas e criou centros de diagnósticos rápidos, desafogando hospitais e clínicas.

Além disso, decidiu isolar todos os pacientes que testam positivo para o covid-19, evitando assim a propagação da doença. Atualmente, os hospitais e centros de atendimento de saúde operam com uma ocupação de leitos que varia entre 50 a 60% de sua capacidade.

Além disso, o país já assinou contrato com a Rússia para o fornecimento da vacina Sputnik V e deve começar a vacinação em fevereiro, segundo informações oficiais. Na primeira etapa serão vacinadas 10 milhões de pessoas, um terço da população de 30 milhões de habitantes.

Só o seu apoio pode garantir uma imprensa independente, capaz de combater o reacionarismo político, cultural e econômico estimulado pela grande mídia. Quando construímos uma mídia alternativa forte, abrimos caminhos para um mundo mais igualitário e um país mais democrático. A partir de R$ 20 reais por mês, você pode nos ajudar a fazer mais e melhor o nosso trabalho em várias plataformas: site, redes sociais, vídeos, podcast. Entre nessa batalha por informações verdadeiras e que ajudem a mudar o mundo. Apoie Opera Mundi.

Faça uma
assinatura mensal
Faça uma
assinatura anual
Faça uma
contribuição única

Opera Mundi foi criado em 2008. É mais de uma década de cobertura do cenário político internacional, numa perspectiva brasileira e única. Só o apoio dos internautas nos permite sobreviver e expandir o projeto. Obrigado.

Eu apoio Opera Mundi
Receba nossas notícias e novidades em primeira mão!
Opera Mundi

Rua Rui Barbosa, 381 - Sala 31
São Paulo - SP
CNPJ: 07.041.081.0001-17
Telefone: (11) 3012-2408

  • Contato
  • Política e Economia
  • Coronavírus
  • Diplomacia
  • Cultura
  • Análise
  • Opinião
  • Expediente
Siga-nos
  • YouTube
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Google News
  • RSS
Blogs
  • Breno Altman
  • Agora
  • Bidê
  • Blog do Piva
  • Quebrando Muros
Receba nossas publicações
Receba nossas notícias e novidades em primeira mão!

© 2018 ArpaDesign | Todos os direitos reservados