Desemprego nos EUA cai em abril para 7,5%, taxa mais baixa em 4 anos

Apesar do resultado, alerta foi aceso para o nível de emprego na construção, que caiu pela primeira vez desde maio

Redação

O índice de desemprego nos Estados Unidos caiu em abril um décimo, atingindo 7,5%, o mais baixo em quatro anos. Além disso, foram criados 165 mil novos postos de trabalho no mês, informou nesta sexta-feira (03/05) o Departamento de Trabalho. A criação de vagas em abril e a redução da taxa de desemprego podem ajudar a aliviar preocupações sobre uma forte desaceleração na economia do país.

Washington indicou que a economia norte-americana ganhou uma média de 208.000 empregos a cada mês desde dezembro, comparado com uma média de 138.000 nos seis meses anteriores. Todo o aumento do emprego no mês passado ocorreu no setor privado, que criou 176.000 postos de trabalho. Os serviços profissionais tiveram um lucro líquido de 73.000 empregos, os bares e restaurantes de 38.000 e o comércio de 29.000.

No setor público, houve em abril uma perda líquida de 11.000 postos de trabalho. O governo, em nível estadual, municipal e federal, foi enxugado em quase meio milhão de empregos nos últimos cinco anos. Apesar do resultado, detalhes na divulgação desta sexta apontam para uma desaceleração na economia. Isso porque o nível de emprego na construção caiu pela primeira vez desde maio, enquanto as contratações na indústria ficaram estáveis.

Comentários

Leia Também