Com muito pouco você
apoia a mídia independente
Opera Mundi
Opera Mundi APOIE
  • Política e Economia
  • Diplomacia
  • Análise
  • Opinião
  • Coronavírus
  • Vídeos
  • Podcasts
Política e Economia

Encontro do G20 extrapola temas econômicos e aborda Síria e espionagem

Encaminhar Enviar por e-mail

Países emergentes, como Brasil e Índia, também devem reclamar da excessiva valorização do dolar

Sandro Fernandes

2013-09-04T21:49:00.000Z

Receba nossas notícias e novidades em primeira mão!

A cúpula do G20, que reúne as 19 maiores economias do mundo mais a União Europeia, começa oficialmente nesta quinta-feira (05/09) na cidade russa de São Petersburgo e durará dois dias. Os líderes das principais potências do mundo já estão na antiga capital da Rússia e aumentam as expectativas para o que vai ser colocado à mesa durante o encontro.

Apesar da crise econômica e das questões cambiais, tudo indica que a cúpula abordará extraoficialmente e nas reuniões paralelas ao fórum temas de política externa. A possível intervenção norte-americana na Síria e as espionagens dos Estados Unidos fazem parte do cardápio das negociações.

Leia mais: Defensor do ataque à Síria, Kerry jantou com Assad em Damasco em 2009

A presidente Dilma Rousseff chegou ontem à noite (03) em São Petersburgo, mas ainda não teve nenhum encontro com líderes do grupo do G20. Dilma se encontrou com o ministro de Relações Exteriores, Luiz Figueiredo, que substituiu Antonio Patriota, e recebeu o ministro da Fazenda, Guido Mantega.

Agência Efe

Dilma chegou à Rússia nesta terça e tem seus primeiros compromissos oficiais amanhã


Há uma expectativa de que Dilma Rousseff se pronuncie sobre a espionagem que Brasília sofreu de Washington. A diplomacia brasileira estuda pedir o adiamento da visita de Estado da presidente brasileira aos Estados Unidos, marcada para outubro, e espera uma resposta dos norte-americanos. O gesto brasileiro demonstra, diplomaticamente, o descontentamento com os controles feitos pela inteligência norte-americana no Brasil.

Leia mais: Serra se solidariza com Dilma por causa de espionagem norte-americana e é criticado por seguidores

Na manhã desta quinta-feira (05/09), Dilma terá um encontro bilateral com o presidente da China, Xi Jinping, em um hotel de São Petersburgo. Estão previstas também reuniões com os líderes do Japão e da Coreia do Sul, além de uma importante rodada de conversas com os representantes dos países dos BRICS.

As reuniões entre os emergentes pretendem catalizar as negociações para a crianção de uma reserva de divisas comum para as cinco economias. A recente desvalorização das moedas do Brasil (real) e da Índia (rúpia) frente ao dólar aumentou a preocupação com o câmbio e a pressão sobre esses países. A intenção é criar uma reserva que possa lidar com as oscilações do valor das moedas nacionais.

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, confirmou nesta tarde encontros bilaterais com o presidente da China e com o francês, François Hollande. A China é contra uma operação militar na Síria, enquanto os franceses manifestaram apoio à intervenção.

Presidência russa do G20

A presidência russa já está sendo considerada por muitos como a mais atípica de todos os fóruns do G20, com uma cobertura midiática que extrapola os interesses econômicos, trazendo à tona temas sociais e reavivando disputas com ares de Guerra Fria.

Segundo o documento ao qual Opera Mundi teve acesso, o principal objetivo da presidência russa do G20 é o “desenvolvimento de um conjunto de medidas destinadas a impulsionar o crescimento suntentável, inclusivo e equilibrado e a criação de postos de trabalho em todo o mundo”.

A Rússia acredita que as discussões de todas as questões interligadas da agenda do G20 estão organizadas em torno de três prioridades: crescimento com empregos de qualidade e investimento, crescimento através de confiança e transparência e crescimento através de uma regulamentação eficaz.

Para garantir legitimidade, transparência e eficiência ao G20, a presidência russa planeja realizar consultas alargadas de sensibilização com todas as partes interessadas, incluindo os países que não fazem parte do G20, organizações internacionais, setor privado, sindicatos, sociedade civil, jovens, grupos de reflexão e universidades. “A interação ativa entre todos esses grupos vai gerar uma sinergia inter setorial para aumentar o benefício público do G20”, cita o documento. Os russos afirmam que esta é outra inovação da presidência da Rússia do G20.

O ex-ministro da Fazenda russo Alexei Kudrin disse em uma coletiva de imprensa nesta quarta-feira que o resultado fundamental da presidência da Rússia G20 é a aprovação do Plano de Ação St.Petersburg, que inclui, entre outros, “o compromisso por parte dos governos para se envolver no processo de consolidação fiscal, resolver a crise da dívida e reduzir o peso da dívida, além de promover o crescimento e apoiar as pequenas e médias empresas”.

Kudrin destacou que o ano de presidência russa no grupo das potências mundiais teve muitos benefícios. “Eu tenho muita confiança no G20. Este fórum tem grandes perspectivas", concluiu.

Você que chegou até aqui e que acredita em uma mídia autônoma e comprometida com a verdade: precisamos da sua contribuição. A informação deve ser livre e acessível para todos, mas produzi-la com qualidade tem um custo, que é bancado essencialmente por nossos assinantes solidários. Escolha a melhor forma de você contribuir com nosso projeto jornalístico, que olha ao mundo a partir da América Latina e do Brasil.

Contra as fake news, o jornalismo de qualidade é a melhor vacina!

Faça uma
assinatura mensal
Faça uma
assinatura anual
Faça uma
contribuição única

Opera Mundi foi criado em 2008. É mais de uma década de cobertura do cenário político internacional, numa perspectiva brasileira e única. Só o apoio dos internautas nos permite sobreviver e expandir o projeto. Obrigado.

Eu apoio Opera Mundi
Guerra na Ucrânia

Polônia quer proibir entrada de russos em toda a UE, apesar de não haver consenso no bloco

Encaminhar Enviar por e-mail

Anúncio polonês surge após Estônia anunciar proibição de vistos para russos; Alemanha, França e Holanda são contra

Redação

Brasil de Fato Brasil de Fato

São Paulo (Brasil)
2022-08-15T22:45:00.000Z

Receba nossas notícias e novidades em primeira mão!

O governo da Polônia trabalha em uma estratégia para proibir a emissão de vistos para cidadãos russos na Europa. O anúncio foi feito pelo vice-ministro das Relações Exteriores polonês, Piotr Wawrzyk, no último domingo (14/08). 

As autoridades do país elaboram uma estratégia que permitirá que os russos tenham vistos negados em todo o bloco da União Europeia, de forma a superar a oposição de Alemanha, França e Holanda, que já manifestaram ser contra qualquer politica com esse escopo. 

"Isso é contestado por grandes Estados membros da UE, incluindo Alemanha, França e Holanda", disse o chefe do Ministério das Relações Exteriores da Polônia. Ele então afirmou que devido ao fato de que "é impossível superar a resistência desses países", a Polônia está "trabalhando em uma nova solução" para esta questão.

De acordo com Wawrzyk, a Polônia não emite vistos de turista para os russos há vários meses. As exceções são feitas aqueles que precisam atravessar a fronteira polaco-russa por motivos de trabalho, motoristas de caminhão e diplomatas. Esta lista também inclui familiares de cidadãos da Polónia e de outros países da UE.

O vice-ministro acrescentou que a decisão da nova "concepção" para a restringir a emissão de vistos para os russos em toda a União Europeia será divulgada na próxima semana. 

mediaphoto.org/Wikimedia Commons
O anúncio foi feito pelo vice-ministro das Relações Exteriores polonês, Piotr Wawrzyk, no último domingo (14/08)

Após o início do conflito na Ucrânia, iniciado pela Rússia em 24 de fevereiro, o presidente polonês Andrzej Duda anunciou sua disposição de defender a proibição da entrada de russos no país se o conflito entre Moscou e Kiev se intensificasse. 

Início do cerco a vistos para russos

Na última sexta-feira (11/08), foi divulgado que cidadãos russos com vistos Schengen emitidos pela Estônia teriam sua entrada negada no país a partir desta semana. De acordo com a decisão, russos poderão entrar na Estônia com vistos Schengen emitidos por outros países da União Europeia.

No início de agosto, o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, em entrevista à mídia estadunidense, disse que era hora do Ocidente proibir todos os russos de entrar na Europa e nos EUA. De acordo com Zelensky, os cidadãos da Federação Russa devem "viver em seu próprio mundo até que mudem sua filosofia". 

A porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da Rússia, Maria Zakharova, por sua vez, afirmou anteriormente que os países da UE, com base em suas obrigações, não têm o direito de limitar completamente a emissão de vistos Schengen a todo um povo. De acordo com ela, se estes países fizerem isso, "instantaneamente reconhecerão seu próprio nacionalismo". 

Você que chegou até aqui e que acredita em uma mídia autônoma e comprometida com a verdade: precisamos da sua contribuição. A informação deve ser livre e acessível para todos, mas produzi-la com qualidade tem um custo, que é bancado essencialmente por nossos assinantes solidários. Escolha a melhor forma de você contribuir com nosso projeto jornalístico, que olha ao mundo a partir da América Latina e do Brasil.

Contra as fake news, o jornalismo de qualidade é a melhor vacina!

Faça uma
assinatura mensal
Faça uma
assinatura anual
Faça uma
contribuição única

Opera Mundi foi criado em 2008. É mais de uma década de cobertura do cenário político internacional, numa perspectiva brasileira e única. Só o apoio dos internautas nos permite sobreviver e expandir o projeto. Obrigado.

Eu apoio Opera Mundi
Receba nossas notícias e novidades em primeira mão!
Opera Mundi

Endereço: Avenida Paulista, nº 1842, TORRE NORTE CONJ 155 – 15º andar São Paulo - SP
CNPJ: 07.041.081.0001-17
Telefone: (11) 4118-6591

  • Contato
  • Política e Economia
  • Diplomacia
  • Análise
  • Opinião
  • Coronavírus
  • Vídeos
  • Expediente
  • Política de privacidade
Siga-nos
  • YouTube
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Google News
  • RSS
Blogs
  • Breno Altman
  • Agora
  • Bidê
  • Blog do Piva
  • Quebrando Muros
Receba nossas publicações
Receba nossas notícias e novidades em primeira mão!

© 2018 ArpaDesign | Todos os direitos reservados