Com muito pouco você
apoia a mídia independente
Opera Mundi
Opera Mundi APOIE
  • Política e Economia
  • Diplomacia
  • Análise
  • Opinião
  • Coronavírus
  • Vídeos
  • Podcasts
Política e Economia

Conheça sete fatos marcantes da vida de John F. Kennedy

Encaminhar Enviar por e-mail

Vindo de família marcada por tragédias e enriquecimento obscuro, ex-presidente ficou marcado por sucessos e controvérsias

Dodô Calixto

2013-11-22T14:44:00.000Z

Receba nossas notícias e novidades em primeira mão!

1 - Crise dos mísseis em Cuba, 1962. A atuação de Kennedy nos bastidores políticos dos EUA, afirmam historiadores, foi decisiva para que não se iniciasse a Terceira Guerra Mundial. Durante o episódio conhecido como crise dos mísseis, quando uma aeronave espiã norte-americana descobriu a presença de armas atômicas soviéticos em território cubano, a quase 300 quilômetros de Miami, John Kennedy acalmou os ânimos mais exaltados dentro de Washington - o desejo da maioria de congressistas e das Forças Armadas era por uma ação militar.

Leia mais:
Por que Kennedy ainda desponta como mito nos EUA, 50 anos depois de sua morte?

Kennedy manobrou a situação, negociando uma operação de "quarentena" (a marinha norte-americana cercou a ilha para que assegurar que nenhum outro míssil chegasse a Cuba). Durante sua vida, Kennedy conviveu por anos com a sombra de ser apenas "um personagem hollywoodiano". Segundo os relatos de especialistas, no entanto, a crise dos mísseis destacou sua habilidade política.

Wikicommons

Patriarca, Joseph Patrick, e sua família: tragédias marcaram a história da família

2- Rica e trágica história da Família Kennedy. O patriarca da família Kennedy, Joseph Patrick, foi um influente empresário e embaixador dos EUA. No entanto, muitos historiadores afirmam que a origem de sua fortuna é obscura. Não há informações precisas acerca das atividades econômicas da família Kennedy. No entanto, o fato é que, em meados do século XX, eles pertenciam ao grupo dos mais ricos e poderosos do mundo.

Joseph estampava capa de revistas e periódicos, como exemplo de um homem bem sucedido; esposa e filhos - nos padrões norte-americanos, é claro -, exemplos "da moral e bons costumes". O sucesso fez com Joseph  vislumbrasse e financiasse um objetivo maior: ter um filho presidente. No entanto, inúmeras tragédias colocaram um ponto final no sucesso da família. 

Além do assassinato de John Kennedy em 1963, a família teve outro homicídio em 1968: Bobby Kennedy, irmão do ex-presidente e também candidato à Casa Branca. Além disso, a morte, em 1984, por overdose de David, filho de Bobby; e o falecimento em um acidente de esqui de Michael, outro filho de Bobby, em 1997. Em 2009, o senador Ted Kennedy, irmão de John, morreu após enfrentar um câncer no cérebro.

Agência Efe

Kennedy foi um dos políticos mais importantes da história dos EUA

3- Primeiro presidente católico. Kennedy rompeu com o domínio protestante na Casa Branca. Desde sua campanha eleitoral, defendia preceitos católicos, causando estranhamento de diversos grupos hegemônicos nos EUA. Até hoje, foi o único presidente norte-americano devoto da Igreja Católica.

Leia mais:
Morte de Kennedy, um negócio literário com teorias para todos os gostos

4- O homem na lua. Dentro da disputa aeroespacial entre União Soviética e EUA, Kennedy cumpriu papel fundamental. Foi o maior entusiasta do projeto de levar o homem para a Lua. Após descobrir seguidos sucessos do projeto espacial soviético, o presidente determinou: "até o final da década (de 60) temos a obrigação de levar um homem para lua e trazê-lo em segurança para casa".

5- Martin Luther King Jr. e a Marcha para Washington.  Kennedy teve participação importante na Marcha para Washington – manifestação pela luta de direitos civis. Ele pediu à organização que o evento não fosse realizado em um fim de semana devido ao medo da proporção que o movimento pudesse tomar.

A medida não funcionou e o evento se tornou uma das maiores passeatas da história dos EUA. Após a marcha, que consagrou o famoso discurso I have a dream de Luther King, Kennedy recebeu os principais nomes do evento. Documentos da época revelam que, afoito, o presidente falava compulsivamente a King Jr, Randolph, entre outros – que já estavam exaustos por um dia inteiro de caminhada e discursos. Randolph, com um bom teor de ironia, interrompeu: "Por favor, será que poderíamos tomar pelo menos um leite?" (o presidente havia proibido bebidas alcoólicas no dia), disse. Kennedy serviu lanches e bebidas. A reunião prosseguiu logo depois.

North Dallas Gazette / Domínio Público

Kennedy e Luther King Jr. se encontraram algumas vezes em Washington

6- Comunismo e Vietnã.  Kennedy foi um dos grandes defensores da "contenção do comunismo" ao redor do mundo. Em seu primeiro discurso como presidente, foi incisivo ao apoiar o seu antecessor na Casa Branca, Dwight Eisenhower, na política anticomunista. Nesta lógica, Kennedy não só continuou, mas ampliou a participação norte-americana no Vietnã, resultando na morte de milhares de soldados.

Leia mais:
Sete fatos que você precisa saber sobre o novo prefeito de Nova York

7- Trabalho humanitário. Kennedy foi o criador de uma campanha nacional que incentivava jovens norte-americanos a viajar pelo mundo para realizar trabalhos humanitários. A justificativa para o projeto, nas palavras do presidente, era “incentivar o idealismo nas novas gerações”. Com o esforço de Kennedy, cerca de 220 mil jovens viajaram para mais de 139 países em missões de trabalho humanitário

Você que chegou até aqui e que acredita em uma mídia autônoma e comprometida com a verdade: precisamos da sua contribuição. A informação deve ser livre e acessível para todos, mas produzi-la com qualidade tem um custo, que é bancado essencialmente por nossos assinantes solidários. Escolha a melhor forma de você contribuir com nosso projeto jornalístico, que olha ao mundo a partir da América Latina e do Brasil.

Contra as fake news, o jornalismo de qualidade é a melhor vacina!

Faça uma
assinatura mensal
Faça uma
assinatura anual
Faça uma
contribuição única

Opera Mundi foi criado em 2008. É mais de uma década de cobertura do cenário político internacional, numa perspectiva brasileira e única. Só o apoio dos internautas nos permite sobreviver e expandir o projeto. Obrigado.

Eu apoio Opera Mundi
Política e Economia

Argentina promulga lei que regula cannabis medicinal e cânhamo industrial

Encaminhar Enviar por e-mail

'Um triunfo da sociedade contra a hipocrisia', assegurou o presidente Alberto Fernández sobre a nova legislação

Fernanda Paixão

Brasil de Fato Brasil de Fato

Buenos Aires (Argentina)
2022-05-27T21:20:00.000Z

Receba nossas notícias e novidades em primeira mão!

Nesta sexta-feira (27/05), o governo argentino promulgou oficialmente a lei 27.669 que regulariza a cannabis medicinal e o cânhamo industrial no país, conforme publicado no Boletim Oficial. A nova legislação estabelece a criação da Agência Reguladora da Indústria do Cânhamo e da Cannabis Medicinal (Ariccame) e será responsável por "regulamentar, controlar e emitir as autorizações administrativas com respeito ao uso de sementes da planta de cannabis, da cannabis e seus produtos derivados".

A Lei do Marco Regulatório para o Desenvolvimento da Indústria da Cannabis Medicinal e o Cânhamo Industrial também prevê a criação do Conselho Federal para o Desenvolvimento da Indústria do Cânhamo e Cannabis Medicinal, que contará com um representante do governo nacional e um por cada província do país. O já existente Instituto Nacional de Sementes (Inase) ditará as normas complementares.

"Este é um passo para o acesso ao direito à saúde", alegou o presidente Alberto Fernández durante o ato de promulgação da lei na última terça-feira (24/05) na Casa Rosada, sede do governo argentino. "Começamos a escutar as mães que, com a cannabis, faziam com que seus filhos pudessem ter uma vida melhor. Começamos a prestar atenção e hoje estamos ganhando uma batalha contra a hipocrisia", disse o mandatário.

"Por trás dessa lei, há uma indústria que produz, que dá trabalho, que trará dólares mas que, fundamentalmente, cure", agregou o presidente.

Também presente na cerimônia, o ministro de Ciência e Tecnologia, Daniel Filmus, ressaltou que a lei representa uma alternativa produtiva, e estima que levará à criação de pelo menos 10 mil postos de trabalho em três anos.

Twitter/Alberto Fernández
'Este é um passo para o acesso ao direito à saúde', alegou o presidente Alberto Fernández

Luta das mães contra o tabu da cannabis

O projeto de lei foi aprovado no dia 5 de maio na Câmara dos Deputados, com 155 votos a favor e apenas 56 contra. O projeto define um marco legal para o investimento público e privado em toda a cadeia da cannabis medicinal e do cânhamo industrial.

A conquista de uma lei para regularizar o uso medicinal da maconha foi resultado da luta de mães cujos filhos padecem alguma doença tratável com cannabis. Diante do tabu e da penalização sobre o cultivo e o uso da maconha, essas mães conformaram uma rede de troca de conhecimentos e produtos para o tratamento de seus filhos. A organização Mamá Cultiva esteve na linha de frente dessa militância.

O cânhamo, apesar de altamente estratégico industrialmente, também padece do tabu por ser também uma planta da família Cannabis. Neste caso, consiste em uma variedade da planta, a espécie Cannabis ruderalis, cujas fibras possuem alto valor industrial, sendo matéria-prima sustentável para a produção têxtil, como algodão, de alimentos, remédios, produtos de beleza e óleos.

Você que chegou até aqui e que acredita em uma mídia autônoma e comprometida com a verdade: precisamos da sua contribuição. A informação deve ser livre e acessível para todos, mas produzi-la com qualidade tem um custo, que é bancado essencialmente por nossos assinantes solidários. Escolha a melhor forma de você contribuir com nosso projeto jornalístico, que olha ao mundo a partir da América Latina e do Brasil.

Contra as fake news, o jornalismo de qualidade é a melhor vacina!

Faça uma
assinatura mensal
Faça uma
assinatura anual
Faça uma
contribuição única

Opera Mundi foi criado em 2008. É mais de uma década de cobertura do cenário político internacional, numa perspectiva brasileira e única. Só o apoio dos internautas nos permite sobreviver e expandir o projeto. Obrigado.

Eu apoio Opera Mundi
Receba nossas notícias e novidades em primeira mão!
Opera Mundi

Endereço: Avenida Paulista, nº 1842, TORRE NORTE CONJ 155 – 15º andar São Paulo - SP
CNPJ: 07.041.081.0001-17
Telefone: (11) 4118-6591

  • Contato
  • Política e Economia
  • Diplomacia
  • Análise
  • Opinião
  • Coronavírus
  • Vídeos
  • Expediente
  • Política de privacidade
Siga-nos
  • YouTube
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Google News
  • RSS
Blogs
  • Breno Altman
  • Agora
  • Bidê
  • Blog do Piva
  • Quebrando Muros
Receba nossas publicações
Receba nossas notícias e novidades em primeira mão!

© 2018 ArpaDesign | Todos os direitos reservados