Aula Pública Opera Mundi: Venezuela é uma ditadura ou uma democracia?

No segundo episódio da nova temporada, Gilberto Maringoni discute processos democráticos venezuelanos

Redação

Todos os posts do autor

No segundo episódio da nova temporada da Aula Pública Opera Mundi, o jornalista e professor de Relações Internacionais da UFABC, Gilberto Maringoni, responde: mas afinal, a Venezuela é uma ditadura ou uma democracia?

"Uma das marcas básicas de uma democracia é a realização previsível e constante de eleições. Em 15 anos, os venezuelanos realizaram 19 processos eleitorais. Então, esta pergunta (ditadura ou democracia) é feita mais em função da oposição da mídia internacional, de parte da imprensa local e pelo que se difunde da imagem do ex-presidente Hugo Chávez", analisa Maringoni.

Reprodução

Gilberto Maringoni responde: A Venezuela é uma ditadura ou uma democracia?


Assista ao primeiro programa da temporada:
Franklin Martins: No Brasil, tentam demonizar regulamentação da mídia

Assista ao primeiro bloco:


No segundo bloco, Maringoni destaca que a Venezuela enfrenta problemas na independência de poderes, mas nada que inviabilize o processo democrático do país. "O embate de forças criou uma democracia muito dura na Venezuela, que, agora, precisa se estabilizar. Assista:



No último bloco, Maringoni discute a importância de Hugo Chávez como ator político na Venezuela e na América Latina: "foi um figura política extraordinária", analisa. Assista:

 

Comentários