Deputado chavista e esposa são assassinados em Caracas; causas serão investigadas
Presidente Nicolás Maduro expressou “imensa dor” pela morte do líder; autoridades pediram que venezuelanos “mantenham a calma”
Atualizada às 15h43
O deputado da AN (Assembleia Nacional) da Venezuela Robert Serra, do PSUV (Partido Socialista Unido da Venezuela), foi encontrado morto junto com a esposa, María Herrera, na noite desta quarta-feira (01/10) na residência em que viviam no município Libertador, região de Caracas.
Agência Efe
Robert era conhecido pelos eloquentes discursos que fazia na AN
Em coletiva de imprensa na manhã de hoje, o ministro de Relações Interiores, Justiça e Paz, Miguel Rodríguez Torres, afirmou que não se trata de um crime comum, mas "um homicídio intencional, planejado e executado com grande precisão".
De acordo com as investigações preliminares, o crime durou entre 20 e 25 minutos e foi executado com uma faca. O velório está sendo realizado na AN.
Torres pediu aos setores políticos de oposição que não utilizem a morte como "show midiático" e disse estar seguro de que "os setores conscientes saberão respeitar este momento doloroso e isolarão qualquer manifestação desrespeitosa".
Robert seguiremos con tu ejemplo,leales y firmes por el Camino de la Revolución que defendiste siempre con pasión... pic.twitter.com/MQR6OsPEta
— Nicolás Maduro (@NicolasMaduro) October 2, 2014
Também na rede de microblogs, o presidente da AN, Diosdado Cabello, chamou o jovem de “filho da pátria” e garantiu que “vamos encontrar os culpados, teremos justiça”.
Murió un hijo de la Patria. Vamos a encontrar a los culpables, tendremos justicia, q el pueblo venezolano esté seguro pic.twitter.com/WdlRtMCmdq
— Diosdado Cabello R (@ConElMazoDand0) 2 outubro 2014
A defensora do povo, Gabriela Ramírez, pediu que os venezuelanos condenem a violência. “O povo tem que se manter firme na luta contra a violência e rechaçar os que utilizam a morte para nos dividir”.
El pueblo tiene que mantenerse firme en su lucha contra la violencia y rechazar a quienes utilicen la muerte para dividirnos.
— Gabriela del Mar (@gabrieladelmarp) October 2, 2014
Após a notícia, as redes sociais venezuelanas foram tomadas por mensagens sobre a morte do deputado. O governador do estado Miranda e ex-candidato à presidência da Venezuela, Henrique Capriles, também se manifestou. “A morte de qualquer venezuelano merece nosso mais enérgico rechaço, é clamor nacional que se acabe com a violência. Paz à alma do deputado Robert Serra”.
La muerte de cualquier vzlano merece ntro + enérgico rechazo,es clamor nacional se acabe la violencia,paz al alma del Dip Robert Serra
— Henrique Capriles R. (@hcapriles) October 2, 2014
Quem era Robert Serra
Advogado, Serra começou a carreira política como conselheiro juvenil e foi o fundador do Movimento Avançada Revolucionária, constituído por jovens.
Antes de assumir cargo público, foi dirigente estudantil. A primeira aparição pública que fez foi durante o primeiro debate de estudates na Assembleia Nacional, em junho de 2007.
O discurso fez com que fosse convidado pelo então presidente Hugo Chávez a integrar a comissão presidencial do Poder Popular Estudantil, criada pelo mandatário no mesmo ano.
Veja o discurso aqui (em espanhol):
Em 2009, participou das eleições internas do partido para concorrer como candidato à Assembleia Nacional, sendo eleito deputado em 2010.
Serra teve ainda um importante papel na articulação entre a juventude do PSUV com o Ministério para o Interior, Justiça e Paz, com o objetivo de trabalhar a questão da insegurança com o programa Mil Vezes Juventude.