Ranking da dívida de Portugal é rebaixado enquanto país vive greve nos serviços públicos
Ranking da dívida de Portugal é rebaixado enquanto país vive greve nos serviços públicos
Os portugueses enfrentam greves nos transportes e nos correios esta semana, em uma nova série de protestos contra as medidas anticrise tomadas pelo governo. Na terça-feira, os transportes ferroviários, rodoviários e fluviais amanheceram afetados pela paralisação de 24 horas de funcionários de empresas públicas e privadas. Em fevereiro, o governo do primeiro-ministro José Sócrates anunciou congelamento de salários para as empresas públicas - medida repetida pela iniciativa privada, segundo a central sindicatal que coordena o movimento. A patronal do setor de transportes não comentou a medida.
A greve acontece no mesmo dia em que a agência de classificação de risco norte-americana Standard and Poor's rebaixou em dois níveis o ranking da dívida portuguesa. É o pior nível da História, desde que os papéis do país começaram a ser classificados, em 1991. Em comunicado à imprensa, a agência avisa que pode rebaixar novamente a avaliação e defende que o país aumente impostos.
Vítor Sorano
Passageiros aguardam reabertura de estação de trens em Lisboa: greve deve durar até quinta
Os trabalhadores do setor de transporte havia sido um dos poucos a não aderirem à paralisação geral realizada em 4 de março. Na ocasião, hospitais cancelaram consultas agendadas, postos da receita e escolas ficaram fechados e a coleta de lixo em algumas cidades foi prejudicada.
Transportes parados
No horário de pico matinal de segunda-feira, os maquinistas da Comboios de Portugal, operadora das linhas de trem, iniciaram a série de paralisações que continuam nestas terça e quinta-feira (27 e 29/4). O protesto de 24 horas dos trabalhadores de outros setores da companhia e de outras empresas de transporte público em Portugal juntou-se a esse quadro.
Os trens foram os mais afetados, com fechamento de estações em Lisboa. As ligações de barco pelo rio Tejo, que liga Lisboa à região sul do país, operaram em intervalos maiores. O garçom brasileiro Odair Nascimento, de 26 anos, iria esperar pelo menos três horas para cruzar o rio, de Lisboa até Cacilhas, na região metropolitana, em vez dos 15 minutos habituais. "Depois ainda vou pegar um ônibus, se tiver", disse ao Opera Mundi, sentado do lado de fora do terminal fluvial Cais do Sodré. Nos ônibus urbanos, a adesão foi menor - 15% em Lisboa, segundo a empresa responsável, Carris.
Nas ruas, era perceptível maior quantidade de automóveis particulares e maior dificuldade no deslocamento em diversas regiões da capital portuguesa. De acordo com o Eurostat, órgão estatístico da União Europeia, a participação de ônibus e trens (todos os tipos) no deslocamento dos portugueses é de 17% - contra 83% em carros. Um inquérito realizado em 1998 na área metropolitana de Lisboa aponta que os transportes públicos eram usados em 36% dos deslocamentos motorizados diários, contra 57% em veículos. A Federação dos Sindicatos dos Transportes e Comunicações (Fectrans), coordenadora da greve desta terça-feira, não faz estimativa do número de passageiros afetados pelo protesto. O Ministério dos Transportes foi procurado, mas não respondeu.
As paralisações dos funcionários dos correios - que incluem greves gerais e parciais - tiveram início também na segunda e se estendem até sexta-feira (30/4). Uma manifestação em frente ao Ministério das Finanças foi convocada para esta terça-feira pelo Sindicato Nacional dos Trabalhadores dos Correios e Telecomunicações. Segundo a entidade, na segunda-feira a adesão à greve chegou a 100% em alguns centros de distribuição. A Correios de Portugal, diz que apenas dez carteiros pararam e que a população não foi afetada.
Vítor Sorano
Fila em terminal fluvial: espera 12 vezes maior
A Frente Comum e a União Geral dos Trabalhadores - que dividem a representação dos funcionários públicos - afirmam não haver novas greves nacionais já programadas.
Congelamento
Unificando os protestos desta semana e os realizados em 4 de março está o arrocho salarial com que o governo português busca reduzir seu endividamento e reconquistar a confiança do mercado. Junto com Grécia, Irlanda, Reino Unido e Espanha, está no grupo de países da União Europeia com maior déficit público - 9,4% no fim de 2009, contra 3% definidos pelo bloco como o adequado.
Para agradar o mercado - reduzindo, assim, o custo do financiamento da dívida - e tentar reduzir o déficit para um terço necessário até 2013, o governo Sócrates lançou o Programa de Estabilidade e Crescimento 2010-2013, no qual anunciou congelamento salarial da função pública e intensificação da política de redução no número de funcionários. Em fevereiro, foi anunciada suspensão dos reajustes também para as empresas públicas, caso da Comboios de Portugal, da Carris e dos correios, que enfrentam as greves.
Procurado pelo Opera Mundi, o Ministério das Finanças afirma que o congelamento leva em conta os "desafios da competitividade da economia portuguesa e combate ao déficit público" e que casos excepcionais de reajuste poderão ser avaliados. A pasta tem o poder de vetar reajustes nas empresas das quais o governo é acionista minoritário. Nas demais, diz, irá sugerir a não-aplicação de aumentos.
Breno Altman entrevista Celso Amorim no 20 Minutos desta quarta
Nesta edição, Altman e o ex-chanceler conversam sobre as possíveis políticas externas que interessam ao Brasil; programa é ao vivo, às 11h
O fundador de Opera Mundi, Breno Altman, entrevista no programa 20 MINUTOS desta quarta-feira (10/08) o ex-ministro das Relações Exteriores do Brasil Celso Amorim.
Nesta edição, o jornalista e o diplomata conversam sobre as possíveis políticas externas que interessam ao Brasil.
O 20 MINUTOS é ao vivo, às 11h, nos canais de Opera Mundi.