Com muito pouco você
apoia a mídia independente
Opera Mundi
Opera Mundi APOIE
  • Política e Economia
  • Diplomacia
  • Análise
  • Opinião
  • Coronavírus
  • Vídeos
  • Podcasts
Política e Economia

Após Mujica chamar México de ‘Estado falido’, governo Peña Nieto chama embaixador no Uruguai para consultas

Encaminhar Enviar por e-mail

Presidente uruguaio emitiu nota ressaltando a “confiança no capital político e nos partidos e instituições democráticas”; ele também disse que país não é Estado falido

Vanessa Martina Silva

2014-11-24T22:04:00.000Z

Receba nossas notícias e novidades em primeira mão!

As declarações do presidente uruguaio, José “Pepe” Mujica, que chamou o México de “Estado falido” por causa da falta de respostas e ações do governo diante do desaparecimento dos 43 estudantes da escola de Ayotzinapa desde 26 de outubro, gerou um incidente diplomático entre os países. O governo mexicano convocou o embaixador no Uruguai, Jorge Alberto Delgado Fernández, para esclarecimentos e o mandatário uruguaio, em nota, ponderou que o México, como outros países afetados pelo narcotráfico, “não é Estado inócuo ou falido" e ressaltou também o compromisso de ajudar no que for necessário.

Agência Efe

Muijica concedeu a entrevista na chácara onde mora em Montevidéu

Em um comunicado divulgado na noite deste domingo (23/11), a chancelaria mexicana manifestou “surpresa e rechaço categórico” às declarações do mandatário, concedidas durante entrevista à revista Foreign Affairs. Mujica disse também que no país norte-americano a vida humana “vale menos do que a de um cachorro” e que a situação é pior do que a vivenciada em uma ditadura.

Leia mais: Mujica: México é um 'Estado falido' onde vida humana 'vale menos que a de um cachorro'

A nota da Secretaria de Relações Exteriores reiterou a “importância dos vínculos históricos de amizade com o povo e governo do Uruguai” e ressaltou o compromisso do governo em “continuar as investigações com clareza, transparência e responsabilidade, tal como vem ocorrendo até agora”.

Após a repercussão em torno das declarações, o mandatário uruguaio manifestou solidariedade com os países afetados pelo narcotráfico, como México, Honduras e Guatemala, e ressaltou “os laços históricos de amizade que unem historicamente Uruguai e México".

Em nota divulgada também na noite deste domingo (23/11) pela Secretaria da Presidência do país, Mujica manifestou confiança no capital político dos partidos e instituições democráticos mexicanos. "Não são, nem serão, estas nações Estados inócuos ou falidos, porque têm cimentos históricos de nações pré-colombianas, possuem capital político em seus partidos e em suas decisões democráticas, que estão acima de suas vicissitudes de hoje", disse Mujica, segundo a página da presidência na internet.

Agência Efe

Manifestante faz referência à declaração de Jesús Karam de que estaria cansado da insistência de repórteres em torno do tema

A tragédia vivenciada pelo México é um golpe para todos e "não podemos ser menos que solidários com o povo mexicano e com seu sistema político, incluindo seu governo", afirmou. Nos sentimos solidários com o México, mas além disso comprometidos com sua luta, e no que for possível, estamos à disposição de seu governo legítimo para apoiá-lo em tudo o que possa facilitar o enfrentamento deste difícil momento", acrescentou Mujica.

Entenda o caso

No dia 7 de novembro, tal como era esperado pelas famílias dos 43 estudantes, o procurador-geral do México, Jesús Murillo Karam, anunciou que todos os jovens estão mortos e que os corpos foram queimados e os restos, jogados em um rio. A informação dada por presos acusados pelo desaparecimento, longe de encerrar o caso, fortaleceu a onda de protestos no país.

A maior delas, considerada histórica no país, ocorreu na última quinta-feira (20/11), quando se comemorou o aniversário de 104 anos da Revolução Mexicana. Durante o ato, familiares dos jovens denunciaram que as valas comuns e o desaparecimento forçado de pessoas são uma realidade em todo o país. Para a Anistia Internacional, a situação revela que o México vive uma “crise humanitária”.

Apesar do caráter pacífico dos protestos, atos de violência foram registrados pontualmente e motivaram uma resposta ofensiva por parte da polícia. Senadores do PRD (Partido da Revolução Democrática) e do PT (Partido do Trabalho) e o presidente do Morena (Movimento de Regeneração Nacional) denunciaram, no entanto, que o governo federal está por trás de tais atos violentos.

Em entrevista a Opera Mundi, ex-agentes do Estado mexicano afirmaram que o presidente Enrique Peña Nieto e o Exército são os responsáveis pelo sumiço dos 43 estudantes.

Você que chegou até aqui e que acredita em uma mídia autônoma e comprometida com a verdade: precisamos da sua contribuição. A informação deve ser livre e acessível para todos, mas produzi-la com qualidade tem um custo, que é bancado essencialmente por nossos assinantes solidários. Escolha a melhor forma de você contribuir com nosso projeto jornalístico, que olha ao mundo a partir da América Latina e do Brasil.

Contra as fake news, o jornalismo de qualidade é a melhor vacina!

Faça uma
assinatura mensal
Faça uma
assinatura anual
Faça uma
contribuição única

Opera Mundi foi criado em 2008. É mais de uma década de cobertura do cenário político internacional, numa perspectiva brasileira e única. Só o apoio dos internautas nos permite sobreviver e expandir o projeto. Obrigado.

Eu apoio Opera Mundi
Política e Economia

China mandará tropas para exercícios militares na Rússia

Encaminhar Enviar por e-mail

Em nota, Ministério da Defesa de Pequim afirmou que atividade 'não está ligada à atual situação internacional e regional'

Redação Opera Mundi

São Paulo (Brasil)
2022-08-17T15:35:00.000Z

Receba nossas notícias e novidades em primeira mão!

O Ministério da Defesa de Pequim informou nesta quarta-feira (17/08), por meio de uma nota, que a China enviará tropas à Rússia para um ciclo de exercícios militares que também incluirá Belarus, Índia e Tajiquistão. No documento, país afirmou que a atividade "não está ligada à atual situação internacional e regional".

"O objetivo é aprofundar a cooperação prática e amigável com os exércitos dos países participantes, melhorar o nível de colaboração estratégica entre as partes e reforçar a capacidade de resposta a ameaças à segurança", diz o comunicado.

O anúncio chega após a escalada da tensão entre China e Estados Unidos,  causada pela visita da presidente da Câmara dos Representantes americana, Nancy Pelosi, a ilha de Taiwan.

A viagem de Pelosi desencadeou os maiores exercícios militares da história da China no Estreito de Taiwan, incluindo o lançamento de mísseis balísticos e um bloqueio aéreo e naval à ilha.

kremlin.ru
Ministério das Relações Exteriores da China também agradeceu ao presidente Vladimir Putin

As tropas chinesas participarão dos exercícios militares Vostok, marcados para 30 de agosto a 5 de setembro. As atividades serão comandadas pelo distrito militar oriental russo, que tem seu quartel-general em Khabarovsk, a poucos quilômetros da fronteira chinesa.

O Ministério das Relações Exteriores da China também agradeceu ao presidente Vladimir Putin por ter definido a visita de Pelosi a Taiwan como uma "provocação bem planejada" dos Estados Unidos. 

(*) Com Ansa.

Você que chegou até aqui e que acredita em uma mídia autônoma e comprometida com a verdade: precisamos da sua contribuição. A informação deve ser livre e acessível para todos, mas produzi-la com qualidade tem um custo, que é bancado essencialmente por nossos assinantes solidários. Escolha a melhor forma de você contribuir com nosso projeto jornalístico, que olha ao mundo a partir da América Latina e do Brasil.

Contra as fake news, o jornalismo de qualidade é a melhor vacina!

Faça uma
assinatura mensal
Faça uma
assinatura anual
Faça uma
contribuição única

Opera Mundi foi criado em 2008. É mais de uma década de cobertura do cenário político internacional, numa perspectiva brasileira e única. Só o apoio dos internautas nos permite sobreviver e expandir o projeto. Obrigado.

Eu apoio Opera Mundi
Receba nossas notícias e novidades em primeira mão!
Opera Mundi

Endereço: Avenida Paulista, nº 1842, TORRE NORTE CONJ 155 – 15º andar São Paulo - SP
CNPJ: 07.041.081.0001-17
Telefone: (11) 4118-6591

  • Contato
  • Política e Economia
  • Diplomacia
  • Análise
  • Opinião
  • Coronavírus
  • Vídeos
  • Expediente
  • Política de privacidade
Siga-nos
  • YouTube
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Google News
  • RSS
Blogs
  • Breno Altman
  • Agora
  • Bidê
  • Blog do Piva
  • Quebrando Muros
Receba nossas publicações
Receba nossas notícias e novidades em primeira mão!

© 2018 ArpaDesign | Todos os direitos reservados