Em 2 semanas, Macedônia deve receber mesmo número de refugiados dos últimos 2 meses

Ritmo de chegada de refugiados na Macedônia é de 3.000 por dia, estima ONU; maioria vem de países em conflito, como Síria e Afeganistão

Redação

* Atualizada às 16h40

O ritmo de refugiados que atravessam a fronteira da Macedônia nas próximas semanas chegará a 3.000 por dia, estimou o Acnur (Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados) nesta terça-feira (25/08).

Desde junho, o país já recebeu 42 mil refugiados vindos da Grécia. Se o ritmo de 3.000/dia se mantiver por duas semanas, o total de pessoas que atravessam a fronteira será igual ao registrado nos últimos dois meses.

EFE

Refugiados caminham na fronteira da Macedônia: leste europeu tem sido local de chegada - e de passagem - de muitos


De acordo com a porta-voz da agência, Melissa Fleming, ainda há muitas preocupações a respeito das condições com as quais as pessoas realizam essa travessia, principalmente se levar em conta que elas são provenientes de países em conflito como Síria e Afeganistão.

“Com frequência, eles estão fisicamente exaustos e psicologicamente traumatizados, necessitando de assistência médica e humanitária, principalmente os mais vulneráveis: os doentes, as grávidas, os idosos”, afirmou Fleming em entrevista coletiva em Genebra.

EFE

Refugiados no interior de um trem na cidade de Gevgelija, Macedônia



A jornalistas, a representante do Acnur ainda fez um apelo aos governos europeus para implementar medidas de administração de fronteiras com humanidade e de acordo com suas obrigações internacionais.

As declarações vêm em meio a políticas repressivas por parte de governos da região. Hoje, a Bulgária enviou blindados a quatro postos de fronteira com a Macedônia para apoiar a polícia caso o país receba um grande fluxo de imigrantes, reportou a Agence France Presse.

Segundo a agência das Nações Unidas, a Macedônia apresenta um clima mais calmo, após cenas de caos na última semana, com pessoas atravessando em grupos de 300 e 400 pessoas em trens e ônibus com destino a Sérvia.

Vídeo mostra refugiados tentando, na fronteira com a Grécia, entrar na Macedônia:

 

Macedonia – Greece border, 21 August 2015 – video by f.bytyci

Posted by Fatos Bytyci on Sexta, 21 de agosto de 2015

 

Comentários

Leia Também