'Forbes': brasileiras usam humor e indignação em resposta a machismo no processo de impeachment

Na esteira da campanha #BelaRecatadaEDoLar, em reação a perfil de Marcela Temer publicado pela revista 'Veja', publicação norte-americana aponta pouca representação das mulheres na política brasileira

Redação


Clique na imagem para acessar todas as matérias e artigos de Opera Mundi e Samuel sobre o processo de impeachment

A revista norte-americana Forbes publicou nesta quarta-feira (20/04) em seu site uma matéria em que classifica como “hilária” a resposta de feministas brasileiras ao perfil de Marcela Temer, esposa do atual vice-presidente, Michel Temer, publicado pela revista Veja na última segunda-feira (18/04).

A matéria publicada pela revista brasileira e intitulada “Bela, recatada e ‘do lar’” “mostra como nossa sociedade ainda é extremamente machista”, disse Carol Schmitz, designer em Florianópolis, à Forbes. “Uma mulher exemplar é recatada, modesta, se veste de maneira apropriada, e fica dentro de casa. A ideia por trás disso é que uma boa mulher deve ficar calada e simplesmente acompanhar um homem.”

Reprodução

Brasileiras fizeram memes com o mote "Bela, Recatada e Do Lar" em resposta à Veja

Como nota a revista norte-americana, muitas brasileiras concordaram com Schmitz e responderam através de memes e fotos acompanhadas da hashtag #BelaRecatadaEDoLar que se espalharam pelas redes sociais.
 

Além da reação das brasileiras, a Forbes apontou a pouca representação das mulheres na política do país, explicitada durante a votação sobre o prosseguimento do processo de impeachment de Dilma Rousseff no último domingo (17/04). Dos 513 parlamentares, somente 53 são mulheres, afirma a publicação.

“Eu era a favor do impeachment. Mas hoje, olhando para este grupo de homens que planejaram este processo, eu agora sou contra. A votação no domingo deixou claro que trata-se de um grupo de imbecis”, disse a designer brasileira à Forbes

Reprodução

Com a hashtag #BelaRecatadaEDoLar, imagens se espalharam pelas redes sociais

Comentários