Trump assina decreto que estabelece construção de muro na fronteira com México

'Falamos disso desde o começo', disse presidente dos EUA ao assinar decreto que avança a mais controversa de suas promessas de campanha; custo da construção será 'reembolsado pelo México'

Redação*

0

Todos os posts do autor

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, assinou nesta quarta-feira (25/01) um decreto que destina verbas federais para a construção de um muro na fronteira com o México, a mais controversa e contestada de suas promessas de campanha.

Custo do muro será “reembolsado pelo México”

Também nesta quarta-feira (25/01), a emissora norte-americana ABC levou ao ar a primeira entrevista do presidente após sua posse, que aconteceu na última sexta-feira (20/01). Na conversa, Trump afirmou que a construção do muro na fronteira com o México começará "em meses" e que seu planejamento se dará "imediatamente".

Eu apoio Opera Mundi

Eu apoio Opera Mundi

Eu apoio Opera Mundi

"O mais breve possível, o quão breve possamos fazê-lo fisicamente", disse o republicano. "Diria que em meses, sim. Eu diria que em meses, certamente o planejamento vai começar imediatamente", ressaltou.

O recém-empossado presidente reiterou que, "em última instância", o custo do muro será "reembolsado pelo México", e esse pagamento representará "100%" do custo da construção.

Trump confirmou que o governo dos EUA adiantará o dinheiro necessário para iniciar a construção, mas depois os mexicanos vão restituí-lo.

"Tudo será reembolsado em uma data posterior com qualquer transação que façamos com o México. Só digo que haverá um pagamento, que acontecerá de alguma forma, talvez uma forma complicada. O que estou fazendo é bom para os Estados Unidos, também vai ser bom para o México. Um México muito estável e muito sólido", declarou.

Perguntado sobre a recusa de Peña Nieto de pagar a conta do muro, Trump respondeu que o presidente mexicano não poderia dizer outra coisa.

"Ele tem que dizer isso, tem que dizer isso", justificou.

 

*Com Agência Efe

Comentários

Leia Também