Livraria Cultura compra operações da Fnac no Brasil

Livraria Cultura terá licença de uso da marca da rede francesa no Brasil, somando as 12 lojas físicas da Fnac às suas 18; Fnac Darty havia anunciado em fevereiro intenção de se retirar do país

Redação

Todos os posts do autor

A Livraria Cultura anunciou nesta quarta-feira (19/07) que comprou as operações da rede Fnac no Brasil. A compra acontece cinco meses após a empresa francesa Fnac Darty anunciar sua intenção de se retirar do país após fechar o ano de 2016 com balanço zero – sem lucro ou prejuízo.

A Livraria Cultura conta com uma rede de 18 lojas, às quais se somarão as 12 da Fnac no Brasil, além da loja online. A empresa brasileira disse em comunicado que “a união entre os dois grupos criará valores e sinergias” e também “permitirá que a Livraria Cultura diversifique seus negócios, adicionando novas linhas dos produtos e serviços”.

Em fevereiro, a Fnac, que opera no Brasil desde 1999, anunciou que havia registrado um resultado líquido em equilíbrio, ou seja, sem lucro nem prejuízo, em 2016. Apesar deste resultado, o grupo francês afirmou que suas vendas e sua rentabilidade vinham aumentando, mas que tinha a intenção de vender a subsidiária brasileira, iniciando “um processo ativo para buscar um sócio que dê lugar à retirada do país”.

Wikimedia Commons

Fnac, que opera no Brasil desde 1999, anunciou que havia registrado um resultado líquido em equilíbrio, ou seja, sem lucro nem prejuízo, em 2016

Segundo comunicado da Fnac Darty, a empresa vai conceder a licença de uso de sua marca no Brasil à Livraria Cultura. A Livraria Cultura “oferece um projeto industrial promissor para a Fnac Brasil e contará com o conhecimento e a força da marca Fnac”, afirmou o grupo francês.

O valor do acordo não foi divulgado. A transação deverá ser concluída nas próximas semanas.

Comentários