Coreia do Norte dispara 3 mísseis no Mar do Japão

Lançamentos ocorrem no momento em que tropas dos EUA e da Coreia do Sul realizam exercícios militares

Redação

A Coreia do Norte disparou na manhã deste sábado (26/08) 3 mísseis em direção ao mar do Japão.

Segundo o Comando de Defesa Aeroespacial Norte Americano os disparos não ofereceram riscos aos EUA ou a Guam e foram realizados na região de Kittaeryong.

Os disparos acontecem em meio a exercícios militares conjuntos entre tropas dos EUA e da Coreia do Sul, que terminarão no próximo dia 31 de agosto e são os primeiros depois de a Coreia do Norte ter testado mísseis intercontinentais.

Tormod Sandtorv/Creative Commons

Segundo autoridades norte-americanas dois dos mísseis falharam ao serem disparados

Em resposta, o governo de Kim Jong-un havia dito que a manobra era uma "prova de invasão" e podia desencadear uma "incontrolável guerra nuclear". Já Seul afirma que os exercícios são de natureza defensiva e se devem principalmente às "provocações" do Norte.

Primeiramente, militares sul-coreanos informaram que os mísseis percorreram 250 quilômetros e caíram no Mar do Japão, porém segundo informes do Comando do Pacífico dos EUA, dois dos mísseis falharam ao serem lançados e um explodiu logo após ser disparado.

Este é o primeiro lançamento realizado pela Coreia do Norte após a crise com os Estados Unidos pela ameaça de atacar a ilha de Guam, no Pacífico.

*Com informações da ANSA

Comentários

Leia Também