Coreia do Sul anuncia sucesso de primeiro exercício com mísseis de longo alcance

Força Aérea sul-coreana disse que o exercício foi um sucesso e 'mostra a capacidade do Exército de responder a um ataque inimigo'

Redação

0

Todos os posts do autor

O Exército da Coreia do Sul informou nesta quarta-feira (13/09) que realizou "com sucesso" o primeiro exercício de fogo real com mísseis de longo alcance, em uma manobra onde similou bombardeios a instalações importantes na Coreia do Norte.

O teste foi realizado nesta terça-feira (12/09) em Taean, a 150 quilômetros de Seul. Na ocasião, um caça F-15K disparou um míssil Taurus que percorreu 400 quilômetros antes de atingir o alvo definido em águas, perto da costa de Gunsan, segundo a Força Aérea.

Em comunicado, a Força Aérea disse que o exercício foi um sucesso e "mostra a capacidade do Exército de responder a um ataque inimigo, bem como de realizar ataques precisos e alvos estratégicos, mesmo de longe".

O teste foi uma resposta ao sexto e mais potente teste nuclear da Coreia do Norte, realizado no último dia 3 de setembro. A ação aumentou a tensão na península coreana e resultou em  novas sanções do Conselho de Segurança das Nações Unidas à Coreia do Norte.

Agência Efe

Exercícios da Coreia do Sul foram em resposta ao teste nuclear realizado pela Coreia do Norte no início do mês

Os mísseis Taurus, usados no exercício, são desenvolvidos pelo consórcio europeu de aeroespacial e defesa Eads. Eles podem alcançar uma velocidade de 1.163 Km/h e têm categoria de 500 quilômetros.

União Europeia

A Alta Representante para a Política Externa da União Europeia (UE), Federica Mogherini, disse que um ataque militar à Coreia do Norte seria "inútil" e "muito perigoso" para a região e todo o mundo.

Em um debate na Eurocâmara sobre a crise da Coreia do Norte, a chefe da diplomacia europeia indicou que uma postura belicista em relação à questão provocaria um conflito de "consequências dramáticas".

*Com informações da ANSA

Comentários