Aconteceu de novo: emissora pública japonesa divulga falso alerta sobre míssil norte-coreano

Erro acontece após central de comando no Havaí divulgar erroneamente, via alerta de celular, mensagem avisando que um míssil balístico estava a caminho

Redação

A emissora pública japonesa NHK divulgou nesta terça-feira (16/01) um alerta – falso – sobre o lançamento de um míssil norte-coreano. A informação foi corrigida minutos depois.

“Alerta de notícias NHK. Coreia do Norte provavelmente lançou míssil. Governo J alerta: evacuar para prédio ou subterrâneo”, dizia o texto divulgado pela emissora.

A NHK pediu desculpas pelo erro. “O alerta mandado mais cedo sobre a Coreia do Norte foi um erro. Nenhum alerta do governo foi emitido”, disse.

A “falha” veio quatro dias depois de um erro em uma central de comando no Havaí ter colocado a população da ilha em pânico, ao divulgar, via alerta de celular, uma mensagem avisando que um míssil balístico estava a caminho. O texto, em letras maiúsculas, dizia que a mensagem “não era uma simulação”.

Wikimedia Commons

Sede da emissora NHK no Japão

O alerta no Havaí só foi corrigido cerca de 40 minutos depois de lançado. Neste meio tempo, muitas pessoas, em pânico, se abrigaram em locais seguros ou saíram de casa em busca de proteção.

O erro provocou uma investigação para descobrir o porquê de o alerta ter sido divulgado. O problema aconteceu durante a troca de turno na central de comando, e desconfia-se de que a opção “errada” tenha sido selecionada no sistema que emite os avisos.

Comentários