Câmara dos EUA aprova orçamento e encerra segundo 'shutdown' no país em três semanas

Por conta do rápido acordo na madrugada, é esperado que as agências federais não cheguem a sentir o efeito do novo fechamento do governo

Redação (*)

0

Todos os posts do autor

A Câmara dos Representantes aprovou o projeto de orçamento para o governo dos Estados Unidos na madrugada desta sexta-feira (09/02) e colocou fim ao "shutdown" das agências federais, iniciado à meia-noite de hoje.

Mais cedo, o Senado havia votado um acordo bipartidário sobre o orçamento. No entanto, como a aprovação demorou para sair, por conta da resistência do senador republicano Rand Paul, o texto só foi votado depois da meia-noite, quando o governo já havia fechado.

Com o governo paralisado, serviços federais não essenciais – tais como a Nasa – param de funcionar. Serviços como segurança, saúde, justiça, aposentadorias e o controle do tráfego aéreo são mantidos, mas muitos servidores deixam de receber salários.

Ron Cogswell/Flickr CC

Câmara aprovou orçamento e evitou prosseguimento do shutdown nos EUA

O projeto aprovado na Câmara e no Senado financia o funcionamento das agências pelas próximas seis semanas e abre a estrada para uma elevação de US$ 400 bilhões para despesas militares e internas, informou a emissora CNN.

Por conta do rápido acordo na madrugada, é esperado que as agências federais não cheguem a sentir o efeito do novo "shutdown" - o segundo desde o dia 19 de janeiro.

Antes disso, última paralisação do governo norte-americano havia ocorrido no fim de 2013, durante o governo Obama, e durou mais de duas semanas. Na ocasião, 850 mil funcionários públicos pararam de trabalhar porque não havia dinheiro para pagar seus salários.

(*) Com Ansa

Comentários

Leia Também