México ativa comitê de emergência após terremoto

Tremor de magnitude 7.2 atingiu a cidade de Oaxaca, no sul do país; helicóptero que sobrevoava áreas atingidas caiu, matando ao menos 13 pessoas

ANSA

0

Todos os posts do autor

Um comitê de emergência foi instalado no México após um forte terremoto atingir o Estado de Oaxaca, no sul do país, nesta sexta-feira (16/02).

"Tratando-se de um sismo de mais de 7 graus, por protocolo se instala o Comitê Nacional de Emergência no Centro Nacional de Prevenção de Desastres", escreveu no Twitter o presidente Enrique Peña Nieto.

As informações sobre a magnitude ainda são divergentes, mas o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS) fala em 7.2 na escala Richter. Segundo o órgão norte-americano, o epicentro foi registrado a 25 quilômetros de profundidade, a cerca de 30 quilômetros da cidade de San Agustín Chayuco.

Já o Instituto Nacional de Sismologia e Vulcanologia (INGV), da Itália, diz que o tremor foi de 7.3, com epicentro a 20 quilômetros de profundidade.

Wikimedia Commons

Tremor de magnitude 7.2 atingiu a cidade de Oaxaca, no sul do México

Há menos de seis meses, em setembro de 2017, um tremor de 7.1 na escala Richter matou mais de 350 pessoas no centro do país, sendo 214 na capital. 11 dias antes, outro sismo, este de 8.2, havia deixado 98 vítimas em Oaxaca.

Ainda não há informações oficiais sobre os danos causados pelo terremoto.

Ao menos 13 pessoas morreram em queda de helicóptero

Um helicóptero enviado para avaliar os impactos do terremoto caiu momentos antes de pousar em Oaxaca. Entre os tripulantes estavam o ministro do Interior do México, Alfonso Navarrete Prida e o governador do Estado, Alejandro Murat, que escaparam com ferimentos leves. 

Segundo o governo mexicano, todas as vítimas do acidente estavam no solo. Entre os mortos estão um bebê de quatro meses, duas meninas de nove anos, quatro homens e cinco mulheres. Uma pessoa ainda não teve a identidade revelada.

As vítimas estavam em um acampamento na cidade de Santiago Jamiltepec para pessoas que procuravam refúgio após o tremor.

As causas do acidente estão sendo investigadas.

Comentários