Eurodeputada portuguesa chama Macron de 'pequeno Napoleão' por causa de ataque à Síria; veja vídeo

Marisa Matias, que também é líder do Bloco de Esquerda em Portugal, disse que presidente francês tem 'concepção napoleônica' de democracia e disse que ele deveria parar de vender armas se quisesse resolver conflito no Oriente Médio

Redação

0

Todos os posts do autor

A eurodeputada portuguesa Marisa Matias, que também é líder do Bloco de Esquerda em Portugal, chamou o presidente da França, Emmanuel Macron, de “pequeno Napoleão” durante debate sobre a situação da Síria nesta terça-feira (17/04). Segundo ela, não houve debate democrático antes de Paris participar do ataque ao país.

“O senhor apresentou-se aqui como presidente da França, mas, na verdade, parece pensar que é um pequeno Napoleão. Veio fazer uma declaração de amor à democracia, disse mesmo que a democracia não é uma palavra oca. E eu pergunto-lhe: que democracia? A democracia que se viu executar a menos de uma semana, quando, unilateralmente, com Trump e May, avançou para um ataque sobre a Síria sem consultar rigorosamente ninguém? A sua concepção de democracia não tem cidadãos, não tem parlamentos, não ouviu sequer a Assembleia francesa. Ridicularizou as instituições europeias. É essa a sua concepção de democracia? Senhor presidente, a sua concepção de democracia não é oca, é inexistente. A sua concepção de democracia é napoleônica, e nós queremos uma democracia completa. Se o senhor quer paz no Oriente Médio, tem um bom remédio: pare de vender armas. Está em uma ótima posição para fazê-lo”, afirmou Matias, aplaudida logo depois – e sob reações de susto de Macron.

A França, junto com o Reino Unido e os Estados Unidos, atacou a Síria com a justificativa de responder a um suposto ataque químico, que teria sido perpetrado pelo governo de Bashar al-Assad, na cidade de Douma, em Ghouta Oriental. Damasco nega que a ação com os agentes químicos tenha sequer ocorrido, e a Rússia diz ter “provas irrefutáveis” de que o ataque teria sido “encenação”.

Veja o vídeo:

Eu apoio Opera Mundi

Eu apoio Opera Mundi

Eu apoio Opera Mundi

Parlamento Europeu

Marisa Matias chamou Macron de 'pequeno Napoleão'

Comentários

Leia Também