Ex-diretor da CIA Mike Pompeo é confirmado pelo Senado como novo secretário de Estado dos EUA

Conservador foi indicado por Trump após demissão de Rex Tillerson, em março deste ano; Departamento de Estado já anunciou primeiras viagens de Pompeo

Redação

0

Todos os posts do autor

Por 57 votos a favor e 42 contra, o agora ex-diretor da Agência Central de Inteligência (CIA), Mike Pompeo, foi confirmado nesta quinta-feira (26/04) pelo Senado como o novo secretário de Estado dos EUA.

O antigo membro do Tea Party, grupo conservador ligado ao partido republicano, foi indicado pelo presidente dos EUA, Donald Trump, após a demissão de Rex Tillerson, em março deste ano.

O secretário de Estado é responsável por orientar o chefe do Executivo a respeito da política externa dos Estados Unidos. Também cabe a ele executar as políticas externas estabelecidas por Trump com a ajuda de outros departamentos, como o Serviço de Relações Exteriores e a Agência para o Desenvolvimento Internacional.

Wikimedia Commons

Conservador foi indicado por Trump após demissão de Rex Tillerson, em março deste ano

Eu apoio Opera Mundi

Eu apoio Opera Mundi

Eu apoio Opera Mundi

Viagens oficiais

Segundo comunicado do Departamento de Estado, Pompeo, que tomou posse nesta tarde, já possui seu primeiro compromisso como secretário: ir a Bruxelas, onde participará de uma reunião com ministros das Relações Exteriores da Otan. Depois, viajará para o Oriente Médio para reunir-se com autoridades da Arábia Saudita, Israel e Jordânia para tratar de “assuntos regionais e bilaterais críticos”.

Os principais desafios do novo secretário envolvem as conversas com a Coreia do Norte e o acordo nuclear com o Irã. Além disso, Pompeo enfrentará problemas internos: caberá a ele preencher os vários e importantes cargos diplomáticos que atualmente estão vagos no país.

Comentários