Independentista Quim Torra é eleito novo presidente da Catalunha

Novo mandatário obteve 66 votos a favor e 65 contra; apoiado por Puigdemont, Torra prometeu continuar lutando para 'construir um Estado independente'

Redação*

0

Todos os posts do autor

O Parlamento da Catalunha elegeu nesta segunda-feira (14/05) o advogado Quim Torra, de 55 anos, como o novo presidente da região.

Apoiado por Carles Puigdemont, ex-mandatário que foi destituído em 2017, Torra prometeu continuar lutando para "construir um Estado independente" da Espanha.

O novo presidente regional catalão obteve 66 votos a favor e 65 contra, além de quatro abstenções.

Em discurso antes do seu voto, Torra citou "presos políticos e exilados" em referência a membros do antigo governo que foram forçados a deixar a Catalunha.

Reprodução

Apoiado por Puigdemont, Torra prometeu continuar lutando para 'construir um Estado independente'

O novo mandatário agora tem cinco dias para constituir um novo governo. Entretanto, Torra só poderá tomar posse depois da publicação da eleição de hoje no Diário Oficial da Generalitat (parlamento catalão), controlado por Madri. Além disso, o nome do novo presidente terá de ser confirmado pelo rei Felipe IV e pelo governo de Madrid.

Torra, nascido em 1962, é advogado, escritor e muito próximo a Puigdemont. Ele é filiado ao movimento independentista "Juntos pela Catalunha", e foi presidente da entidade Òmnium Cultural, responsável por convocar manifestações pró-secessão.

*Com ANSA

Comentários