Aconteceu de novo: restauração desfigura estátua de São Jorge em igreja na Espanha

Fruto de um trabalho não profissional, a obra perdeu seus aspectos originais, ganhando uma tonalidade rosa no rosto; caso lembra o de Cecília Giménez, que restaurou 'Ecce Homo'

Redação

0

Todos os posts do autor

Na Igreja de São Miguel, localizada na cidade espanhola de Estella, região da Navarra, uma estátua de São Jorge, datada do século 16, foi “restaurada” de maneira inusitada.

de forma desastrosa uma pintura de Jesus Cristo.

Acredita-se que o serviço em Estella tenha sido encomendado pelo padre da Igreja de São Miguel a uma professora de artesanato que frequenta o local. Segundo a Arquidiocese de Pamplona, o trabalho não visava "restaurar" a obra, mas apenas "limpar um espaço que estava sujo".

Reprodução/ ArtUs Restauración Patrimonio 

Fruto de um trabalho não profissional, a obra perdeu seus aspectos originais

O prefeito da cidade, Koldo Leoz, classificou o ocorrido como uma “desgraça” e disse que chamou especialistas em restauração para verificar se é possível a recuperação da obra. “Hoje, Estella não é conhecida por seu espetacular patrimônio histórico, artístico, arquitetônico e cultural, mas por uma atitude desgraçada em uma estátua de São Jorge do século 16”, escreveu o prefeito em sua conta no Twitter.

Sobre os especialistas, Leoz garantiu que a prefeitura está aguardando a “avaliação da equipe técnica e qualificada em restauração para ver se o acontecido com a estátua de São Jorge tem solução”. O prefeito ainda questionou “como é possível que um pároco de uma igreja decida o destino de uma estátua do século 16 sem comunicar suas intenções à prefeitura ou ao governo de Navarra?”.

A secretária de Cultura, Esportes e Juventude do governo de Navarra, Ana Herrera, afirmou que o procedimento adotado na restauração da obra "contraria os princípios atuais de restauração" e que o governo estuda aplicar "possíveis sanções".

Reprodução

O prefeito da cidade, Koldo Leoz, classificou o ocorrido como uma “desgraça”

Comentários