Dia de Mobilização Internacional: Atos em Londres, Montreal e Nova York pedem liberdade de Lula

Manifestações em solidariedade a Lula, preso desde abril, pedem sua soltura imediata e garantia de que ele poderá participar das eleições presidenciais

Redação

0

Todos os posts do autor

Uma série de manifestações em defesa da liberdade do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva foram convocadas para esta segunda-feira (13/08). Os atos, que fazem parte do Dia de Mobilização Internacional em Defesa de Lula, acontecem em Londres, Nova York, Washington, Boston e Montreal.

Os protestos em solidariedade ao ex-presidente, condenado a 12 anos e um mês de prisão e detido desde abril deste ano, pedem a soltura imediata de Lula e a garantia de que ele poderá concorrer às eleições presidenciais deste ano.

Organizada pelo Comitê de Combate ao Golpe e  pelo grupo Liberdade de Lula Freedom4Lula UK, as manifestações em Londres começaram às 13h00 (horário local) desta segunda. Os ativistas denunciam o que consideram ser “uma absurda ordem [de prisão]” que condenou Lula “ injustamente em janeiro deste ano”.

Reprodução
Manifestações pedem soltura imediata de Lula e garantia de que ele poderá concorrer às presidenciais (Foto: Ricardo Stuckert)

Todos os demais atos estão marcados para ocorrer ainda hoje. Entre as organizações que participam estão a The Defend Democracy in Brazil Committee (Nova York), Coletivo Boston Contra o Golpe (Boston), Brazilian Expats for Democracy and Social Justice (Washington) e Coletivo Brasil-Montréal (Montreal).

Já nesta terça-feira (14/08), acontecerá em Paris o Ato Pelo Direito de Lula ser um Candidato, organizado pelo grupo Liberez Lula. Na quarta (15/08), um ato está marcado para acontecer em Genebra, na Suíça.

Veja abaixo os horários e cidades onde acontecerão os atos:

Londres: Embaixada do Brasil em Londres - 14-16 Street, SW1Y 5BL
Nova York: Union Square South, Manhattan - 18h (horário local)
Washington: Embaixada do Brasil em Washington – 18h (horário local)
Boston: 4 South Market Street – 17h30 (horário local)
Montreal: Place des Arts – 17h30 (horário local)
Paris: Place de la République – 14/08
Genebra: Place des Nationes Unies – 15/08

Comentários