Mujica renuncia ao cargo de senador no Uruguai por motivos pessoais: 'cansaço da longa viagem'

'Apesar disso, enquanto minha mente funcione, não posso renunciar à solidariedade e à luta de ideias', disse o ex-presidente na carta de renúncia

Redação

0

Todos os posts do autor

O ex-presidente uruguaio José “Pepe” Mujica renunciou nesta terça-feira (14/08) ao cargo de senador por “motivos pessoais”, citando um “cansaço da longa viagem”.

“Apesar disso [da renúncia], enquanto minha mente funcione, não posso renunciar à solidariedade e à luta de ideias”, disse Mujica em carta à presidente do Senado (e vice-presidente do país) Lucía Topolansky, que também é esposa do uruguaio.

O ex-presidente disse que irá se “acolher à aposentadoria”. Mujica também desculpas “muito sentidas” por se, “alguma vez, ao calor dos debates”, feriu “o pessoal de algum colega”.

O Senado uruguaio aceitou nesta manhã a renúncia de Mujica.

O agora ex-senador, de 83 anos, foi membro, nos anos 1960, do Movimento de Liberação Nacional-Tupamaros. Por conta disso, foi preso pela ditadura e passou 15 anos no cárcere.

Mujica foi presidente do Uruguai entre 2010 e 2015. Antes disso, ocupou os cargos de deputado, senador e ministro. Nas eleições de 2014, foi eleito novamente senador, assumindo o posto em 2015 como membro do Movimento de Participação Popular (MPP), o maior partido da Frente Ampla, de esquerda.

Leia íntegra da carta de renúncia de Mujica:

“Senhora Presidente do Senado
Lucía Topolansky
Da minha consideração:

Solicito à senhora que peça ao corpo que preside aceitar minha renúncia ao cargo de senador.

Os motivos são pessoais, diria ‘cansaço da longa viagem’. O caráter de renúncia voluntária e a legislação vigente assinalam que não corresponde o benefício do subsídio estabelecido, porque me acolherei à aposentadoria.

Não obstante, enquanto minha mente funcione, não posso renunciar à solidariedade e à luta de ideias.

Se alguma vez, ao calor dos debates, pude ferir o pessoal de algum colega, peço desculpas muito sentidas.

Sem outro particular, saúdo a você, ao corpo e a todos os funcionários, com consideração e estima.

José Mujica”

Comentários