Primeira cúpula da Liga Árabe e UE se reúne para discutir bases de cooperação

"A presença de tantos líderes é a prova do relacionamento que nos une. Devemos cooperar juntos", declarou Abdelfatá al Sisi, presidente do Egito

Redação

teleSUR teleSUR

Desde domingo, 24 de fevereiro, acontece na cidade egípcia de Sharm el-Sheikh o encontro da primeira cúpula da União Européia (UE) e da Liga Árabe para discutir terrorismo, mudanças climáticas, imigração, multilateralismo, comércio e outras áreas de cooperação.

"A presença de tantos líderes é a prova do relacionamento que nos une. Devemos cooperar juntos ", disse Abdelfatá al Sisi, presidente do Egito. Ele lidera a delegação árabe junto com seu homólogo saudita, o rei Salmán bin Abdulaziz, que compõe o bloco de 13 líderes presentes na cúpula.

Enquanto isso, as representantes do bloco europeu são Angela Merkel, Ministra das Relações Exteriores da Alemanha; e a primeira-ministra britânica Theresa May.

A cúpula proporcionará uma oportunidade para os líderes discutirem os eventos recentes na região, como o processo de paz no Oriente Médio e a situação no Iêmen, na Líbia e na Síria.

Enquanto isso, os países da UE tentam chegar a acordos para controlar a entrada de migrantes para a Europa da África e do Oriente Médio.

A cúpula será realizada até 25 de fevereiro. Os presentes farão duas sessões de declarações e uma sessão interativa sem declarações escritas.

Reprodução | Alsisi Oficial
Um dos pontos centrais de discussão da cúpula são os interesses econômicos e as relações diplomáticas do bloco europeu e africano

Comentários

Leia Também