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Política e Economia

Hoje na História: 1963: Grupo de ladrões assalta trem pagador na Inglaterra

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Hoje na História: 1963: Grupo de ladrões assalta trem pagador na Inglaterra

Max Altman

2010-08-08T10:00:00.000Z

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Em 8 de agosto de 1963, em um dos roubos mais espetaculares da história, 15 assaltantes levam de um trem postal – na Inglaterra – a fabulosa quantia de 2.631.784 libras esterlinas, o equivalente hoje em dia a cerca de 300 milhões de reais.

O assalto ao trem pagador envolveu 15 indivíduos, que escapam num caminhão que havia pertencido ao exército britânico e em dois veículos Land-Rovers roubados nas vésperas.

O crime foi planejado por um longo tempo. Duas conhecidas gangues de Londres, a South West e a South East, juntaram suas forças para pôr a ação em prática. Entre os bandidos, estavam um antiquário, um renomado cabeleireiro londrino, um ex-boxeador dono de uma boate e o dono de uma pequena editora. 

Wikicommons

Ficha policial de Ronald Biggs, um dos assaltantes do ataque ao trem pagador

O cérebro foi Bruce Reynolds, um conhecido ladrão e assaltante a mão armada. Inspirado nos filmes de roubos em estradas de ferro do Velho Oeste nos Estados Unidos, Reynolds e outros 14 homens, usando máscaras e capacetes de esquiador tomaram de assalto um trem do Correio Real que se dirigia de Glasgow, Escócia para Londres, Inglaterra.

Os ladrões descobriram que um trem do correio recolhia os depósitos de bancos da Escócia e os levava para a capital inglesa. Eles estudaram a rota e os horários da locomotiva, além de escolher a dedo a data do crime: o dia seguinte a um feriado bancário, quando o trem carregaria os depósitos de dois dias.

Por volta das 3 e meia da manhã, o trem passava por uma região conhecida como Sears Crossing. Lá havia uma sinaleira que, ao acender uma lanterna de cor âmbar, indicava parada obrigatória cerca de um quilômetro adiante nos trilhos. Os ladrões simularam a luz de alerta e tomaram de assalto o trem. O maquinista, ferido e manietado, foi obrigado a levá-los à próxima estação, onde foi descarregado o dinheiro. Os ladrões encheram 120 sacos de lona com notas miúdas usadas, transportaram-nas para o caminhão e para os land-rovers e afastaram-se a toda a velocidade. Os veículos haviam sido roubados na área central de Londres e marcadas com placas idênticas de modo a confundir a polícia.

Em seu esconderijo de Leatherslade Farm em Buckinghamshire, Inglaterra, os ladrões dividiram o saque. Vistos como heróis populares pela audácia do crime e pela fuga empreendida, escapando da perseguição policial, 12 dos 15 assaltantes jamais foram capturados. No total, o bando recebeu uma sentença de mais de 300 anos.

Ronald Biggs

Um deles, um comparsa de pouca importância chamado Ronnie Biggs, escapou da prisão após exatos 15 meses, submetendo-se a uma cirurgia plástica para mudar a aparência. Depois da fuga, viveu na Austrália por três anos. Com medo de ser reconhecido, escapou para o Panamá e voou, em 1970, para o Rio de Janeiro.

"Meu pai já não tinha mais um centavo, pois havia gasto tudo fugindo pelo mundo", disse Michael Biggs, que também virou celebridade ao integrar, na década de 1980, a banda infantil Turma do Balão Mágico. Mike era filho de Ronald com a dançarina brasileira Raimunda de Castro.

Depois de viver por mais de 30 anos no Brasil, Biggs decidiu se entregar voluntariamente às autoridades britânicas em maio de 2001. Foi levado para a prisão de Belmarsh, de segurança máxima, em Londres, onde cumpre o restante de sua pena de 28 anos. 


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Política e Economia

Alemanha reduz imposto sobre o gás em meio a alta dos preços

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Scholz afirma que imposto sobre valor agregado cairá temporariamente de 19% para 7% a fim de 'desafogar consumidores'. Governo alemão estava sob pressão após anunciar uma sobretaxa ao consumo de gás durante o inverno

Redação

Deutsche Welle Deutsche Welle

Bonn (Alemanha)
2022-08-18T22:00:00.000Z

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O chanceler federal da Alemanha, Olaf Scholz, anunciou nesta quinta-feira (18/08) que o governo vai reduzir temporariamente o imposto sobre valor agregado (IVA) do gás, de 19% para 7%, a fim de "desafogar os consumidores" em meio a alta dos preços.

Em coletiva de imprensa, o líder alemão disse esperar que as empresas de energia repassem a economia possibilitada pela medida de maneira proporcional aos consumidores, que usam o gás, por exemplo, para aquecer suas casas em meses mais frios.

A medida deve entrar em vigor em outubro e durar ao menos até o fim do ano que vem. A ideia é diminuir o peso de uma sobretaxa ao uso de gás anunciada pelo governo alemão no início desta semana.

Essa sobretaxa, que também entrará em vigor em outubro para residências e empresas alemãs, foi fixada em 2,4 centavos de euros por quilowatt-hora de gás utilizado durante o inverno europeu.

O anúncio levou a indústria e políticos da oposição a pressionarem o governo alemão a tomar alguma medida para suavizar o aumento dos preços.

"Com essa iniciativa, vamos desafogar os consumidores num nível muito maior do que o fardo que a sobretaxa vai criar", afirmou Scholz.

Inicialmente, o governo alemão havia dito que esperava amenizar o golpe da sobretaxa ao gás tornando somente ela isenta do IVA. Mas, para isso, Berlim precisaria do aval da União Europeia (UE), que não aprovou a ideia.

Por outro lado, o que o governo de Scholz poderia fazer sem precisar consultar Bruxelas é alterar a taxa do IVA sobre o gás em geral. E foi o que ele fez.

O gás é o meio mais popular de aquecimento de residências na Alemanha, sendo usado em quase metade dos domicílios do país.

Alemanha corre para encher reservatórios

Além de planos para diminuir o uso de energia, a Alemanha também segue tentando encher suas reservas de gás natural liquefeito antes do início do inverno.

O vice-chanceler federal e ministro da Economia e da Proteção Climática, Robert Habeck, anunciou recentemente um plano para preencher os reservatórios com 95% da capacidade até 1º de novembro.

No momento do anúncio, as reservas estavam em 65% do total e, no fim de semana passado, chegaram a 75%, duas semanas antes do previsto.

Julian Stratenschulte/dpa/picture alliance
Redução no imposto sobre o gás ocorreu após pressão da indústria e de políticos da oposição

Ainda assim, o chefe da agência federal alemã responsável por diferentes redes, como redes de trens e de gás, disse nesta quinta-feira que tem dúvidas sobre o alcance da meta.

"Não acredito que vamos atingir nossas próximas metas de reserva tão rapidamente quanto as primeiras. Em todas as projeções ficamos abaixo de uma média de 95% até 1º de novembro. A chance de isso acontecer é baixa porque alguns locais de armazenamento começaram num nível muito baixo", disse Klaus Müller ao site de notícias t-online.

Ele também alertou que os consumidores provavelmente terão que se acostumar com as pressões no mercado de gás de médio ou longo prazo.

"Não se trata de apenas um inverno, mas de pelo menos dois. E o segundo inverno [a partir do final de 2023] pode ser ainda mais difícil. Temos que economizar muito gás por pelo menos mais um ano. Para ser bem direto: serão pelo menos dois invernos de muito estresse", afirmou Müller.

Plano de contingência

Em 26 de julho, a União Europeia aprovou um plano de redução do consumo de gás, com o objetivo de armazenar o combustível para ser usado durante o inverno e diminuir a dependência da Rússia no setor energético. O plano de contingência entrou em vigor no início de agosto.

Na Alemanha, o governo segue analisando maneiras de limitar o consumo de energia, antevendo a situação para o próximo inverno.

Prédios públicos, com exceção de hospitais, por exemplo, serão aquecidos somente a 19 ºC durante os meses frios. Além disso, diversas cidades na Alemanha passaram a reduzir a iluminação noturna de monumentos históricos e prédios públicos.

Em Berlim, cerca de 200 edifícios e marcos históricos, incluindo o prédio da prefeitura, a Ópera Estatal, a Coluna da Vitória e o Palácio de Charlottenburg, começaram a passar por um processo de desligamento gradual de seus holofotes no final de julho, em um processo que levaria quatro semanas.

Hannover, no norte do país, também anunciou seu plano para reduzir o consumo de energia em 15% e se tornou a primeira grande cidade europeia a desligar a água quente em prédios públicos, o que inclui oferecer apenas chuveiros frios em piscinas e centros esportivos.

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