OCHA /Berk Özkan

Erdogan diz que militares turcos estão prontos para iniciar operação na Síria 'a qualquer momento'

Presidente da Turquia afirmou que pretende lançar uma operação "antiterrorista" a leste do rio Eufrates e em Manbij, na Síria, contra as forças de autodefesa curdas sírias apoiadas pelos EUA

Redação

São Paulo (Brasil)

O presidente turco Recep Tayyip Erdogan disse nesta segunda-feira (08/04) que os preparativos do país para uma entrada na Síria “estão concluídos” e que as forças militares podem iniciar uma operação “a qualquer momento” contra forças curdas que atuam na região.

"Nossos preparativos na fronteira estão concluídos. Tudo está pronto para a operação. Podemos iniciá-la a qualquer momento. Vou discutir esta e outras questões durante a visita a Moscou", disse Erdogan a repórteres antes de ir a Moscou.

Erdogan afirmou que pretende discutir a possibilidade de uma nova operação militar turca na Síria com o presidente russo Vladimir Putin durante sua visita à Rússia.

Os comentários de Erdogan vêm após declarações anteriores sobre a preparação turca para lançar uma operação "antiterrorista" a leste do rio Eufrates e em Manbij, na Síria, contra as forças de autodefesa curdas sírias apoiadas pelos EUA e que Ancara classifica como um grupo terrorista.

Erdogan disse anteriormente que a Turquia tinha decidido adiar a operação após uma conversa telefônica que ele teve com o presidente dos EUA, Donald Trump, em meados de dezembro, após a qual o norte-americano tomou a decisão de retirar as tropas dos EUA da Síria.

Com o fim do processo eleitoral local na Turquia, no qual o partido do mandatário perdeu cidades importantes como Istambul e Ancara, Erdogan disse que a intenção é resolver a "questão síria no terreno", ao invés da mesa de negociações.

(*) Com Sputnik

Comentários