Chanceler de Cuba se reúne com representante da UE em Bruxelas

Encontro permitiu que Rodríguez e Mogherini tratassem de temas como ampliação das sanções norte-americanas contra Cuba e diálogos na Venezuela

O ministro das Relações Exteriores de Cuba, Bruno Rodríguez, se reuniu nesta sexta-feira (24/05) com a representante para Assuntos Externos da União Europeia (UE), Federica Mogherini, em Bruxelas, na Bélgica, onde discutiram relações comerciais e a ampliação das sanções econômicas dos EUA contra a ilha.

Em comunicado oficial, o Serviço de Assuntos Externos (EEAS) da UE afirmou que Cuba e o bloco europeu "lamentam a decisão dos EUA" de aplicar o título III da lei Helms-Burton. 

Ainda segundo a declaração, UE e Cuba "acreditam que a aplicação extraterritorial do Ato [título] vai de encontro com o direito internacional". 

O EEAS ainda informou que Mogherini e Rodríguez conversaram sobre "os últimos desenvolvimentos na região, em particular na Venezuela".

Pelo Twitter, o chanceler cubano afirmou que ratificou "a importância de que iniciativas sobre a Venezuela favoreçam o diálogo amplo, inclusivo e soberano com o governo".

Rodríguez ainda disse que manteve conversas sobre o Acordo de Diálogo Político e Cooperação (ADPC), tratado assinado em 2016 que marcou a regulamentação das relações entre a ilha e a UE.

Cancillería Cuba/Reprodução
Encontro permitiu que Rodríguez e Mogherini tratassem de temas como ampliação das sanções norte-americanas contra Cuba e diálogos na Venezue

Comentários

Leia Também