Movimento de São Paulo realiza convenção em solidariedade a Cuba

Para Everton Souza, um dos dirigentes do movimento, 'fortalecer a Revolução Cubana é fortalecer nossa resistência interna e nossa consciência como força de oposição'

O Movimento Paulista de Solidariedade a Cuba (MPSC) realizará neste sábado (08/06) a 10ª Convenção Estadual de Solidariedade a Cuba, no Sindicato dos Bancários de São Paulo, às 9 horas.

A décima edição do evento terá a participação de Marcelo Buzetto, professor do Centro Universitário Fundação Santo André e do Instituto Federal São Paulo, do movimento Olga Benario, e do coletivo Ana Montenegro, além do representante do Consulado Geral de Cuba, Antonio Mapa, que integrará a mesa de abertura "A nova Constituição cubana e as intervenções do Imperialismo na América Latina".

Para Everton Souza, um dos dirigentes do MPSC, o ato de solidariedade a Cuba serve para apoiar a luta do país socialista contra o bloqueio econômico imposto pelos EUA e fortalecer a resistência da esquerda brasileira contra os ataques do governo do presidente Jair Bolsonaro.

"Com certeza o governo brasileiro não verá nossa convenção com bons olhos. Entretanto, mais do que nunca, esse processo de solidariedade a Cuba nos fortalece no processo de resistência ao Bolsonaro. Fortalecer a Revolução Cubana é fortalecer nossa resistência interna e nossa consciência como força de oposição", disse.

Segundo Souza, o MPSC rechaça completamente o recrudescimento das sanções econômicas de Washington contra a ilha e "recebe com bastante apreensão" a escalada de violências dos EUA.

"É um ataque ideológico que mira nos países que possuem governos progressistas, principalmente a Venezuela, que luta pelo socialismo, e Cuba, que já fez sua revolução. O país é obrigado a fazer ajustes, mas continuar nesse processo revolucionário é fundamental", afirma.

A 10ª Convenção Estadual de Solidariedade a Cuba ainda inclui a exibição do documentário "Cubanas: mulheres em revolução", da diretora Maria Torrellas. O longa será exibido pela primeira vez em São Paulo. Por fim, o encerramento contará com a participação de organizações e movimentos sociais.

Segundo os organizadores, o ato deste sábado é "preparatório para a convenção nacional", que será realizada nos dias 21 e 22 de junho, em na cidade de Santos. 

Serviço:

10º Convenção Estadual de Solidariedade a Cuba - 8 de junho, das 9h às 18h.

Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e região (Rua São Bento, 413 - 2º andar, São Paulo - SP)

Realização: Movimento Paulista de Solidariedade a Cuba

Divulgação
Evento é realizado em solidariedade a Cuba neste sábado em São Paulo.

Comentários

Leia Também