Partido Conservador anuncia candidatos para suceder May

Cada um dos 10 candidatos precisa obter apoio de pelo menos 8 representantes da legenda para seguir adiante; finalistas vão medir forças em uma última votação

Redação

ANSA ANSA

Londres (Reino Unido)

O Partido Conservador anunciou nesta segunda-feira (10/06) os 10 candidatos para disputar o posto de Theresa May como líder da legenda e que, consequentemente, será seu substituto no cargo de primeiro-ministro do Reino Unido. 

Entre os candidatos, está Boris Johnson, ex-prefeito de Londres, apontado como o grande favorito. Além dele, concorrem aos cargos Jeremy Hunt (sucessor de Johnson na prefeitura da capital), Dominic Raab (ex-secretário do Brexit), Matt Hancock (secretário de Saúde), Michael Gove (secretário do Meio Ambiente), Sajid Javid (secretário do Interior), Andrea Leadsom (ex-líder da Câmara dos Comuns), Esther McVey (ex-secretária do Trabalho e da Previdência), Rory Stewart (secretário de Desenvolvimento Internacional) e o deputado Mark Harper.

Na manhã da próxima quinta-feira (13/06), de acordo com a imprensa britânica, acontecerá a primeira rodada de votação. Serão realizadas sucessivas votações até que restem apenas dois candidatos. Acredita-se que os primeiros resultados sejam divulgados a partir das 13h (horário local).

Number10/flickr
Cada um dos 10 candidatos precisa obter apoio de pelo menos 8 representantes da legenda para seguir adiante

Cada um dos candidatos precisa obter apoio de pelo menos 8 representantes da legenda para seguir adiante. Os finalistas vão medir forças em uma última votação a qual envolve todos os membros do Partido Conservador.

May renunciou a liderança do partido oficialmente no último dia 7 de junho. A decisão foi tomada após a conservadora não conseguir aprovar no Parlamento o acordo que negociara com Bruxelas para a saída do Reino Unido da União Europeia (UE), o chamado Brexit. Diante do impasse, May também resolveu deixar o cargo de premier. No entanto, ela ainda permanece no cargo até que seu sucessor seja anunciado. A expectativa é de que a escolha aconteça na semana de 22 de julho.

Comentários

Leia Também